Foto: Vinicius Becker (Diário)

O compositor, escritor, jornalista e produtor musical Nelson Motta é a atração desta segunda-feira (25), no Livro Livre, um dos muitos pontos altos da 52ª Feira do Livro de Santa Maria. No bate-papo marcado para as 19h, no Theatro Treze de Maio, Motta vai compartilhar sua ampla vivência na cena cultural brasileira. O tema da noite é os 80 anos de Elis Regina, mas poderia ser sobre as diversas parcerias importantes feitas por ele ao longo dos anos. Os convites devem ser retirados na bilheteria do Theatro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Abertura
A 52ª Feira do Livro começou oficialmente na sexta-feira (22), reunindo público na Praça Saldanha Marinho, no Centro. O clima ameno marcou o dia mais quente do inverno e colaborou para a movimentação já no primeiro dia do evento, que segue até 6 de setembro com lançamentos, palestras e atividades culturais.
A cerimônia de abertura ocorreu às 18h, no Theatro Treze de Maio, e contou com a presença do patrono da edição, o engenheiro civil e escritor Athos Ronaldo Miralha da Cunha, e do professor homenageado, o artista plástico Juan Amoretti. Durante a solenidade, a secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro, destacou a dimensão do evento e o reconhecimento conquistado ao longo dos anos.
– Eu até me arrisco a dizer que a nossa Feira do Livro é o maior evento literário do interior do Estado. Depois de Porto Alegre, é uma das maiores programações, gratuita e acessível a todos. Isso é democratizar o acesso.
Nesta edição, foram inscritos 258 livros, dos quais 35 são infantis, abrangendo literatura, história, psicologia, direito, esportes, economia e outros gêneros. Ao todo, 500 autores participarão de sessões de autógrafos, representando 18 cidades gaúchas, além de estados como Amazonas, Sergipe, Paraná e Santa Catarina. Acompanhe os lançamentos de cada dia aqui no Diário.
Entre os destaques da programação, está a presença do ator Thiago Lacerda, que no dia 5 de setembro fará leitura de trechos de O Tempo e o Vento e um bate-papo com Fernanda Verissimo, neta de Erico, sobre a adaptação televisiva da obra. A programação também contempla espetáculos infantis, voltados às escolas durante a semana e abertos à comunidade nos fins de semana, com retirada de ingressos pelo site do Theatro Treze de Maio.
Horários
O evento, que segue até o dia 6 de setembro, funciona de domingo a sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, e aos sábados das 10h às 19h30min.
Programação desta segunda:
- 14h30min – Espetáculo: Suzinho e sua banda de um homem só (Núcleo Repercussão Produções Artísticas) – Theatro Treze de Maio
O espetáculo é uma apresentação artística onde “Car Tchê” conta a história de como Suzinho, um sujeito muito curioso pelos sons do mundo, montou um kit instrumental com materiais alternativos e/ou reciclados. Durante a contação da história, ele toca os instrumentos e interage com o público, transformando este acontecimento em um grande momento musical educativo. Produção: Núcleo Repercussão Produções Artísticas. Elenco: Sandro Cartier. Direção executiva: Alessandra Diettrich. Classificação livre; - 19h – Livro Livre – Nelson Motta – Theatro Treze de Maio
Bate-papo sobre os 80 anos de Elis Regina com o compositor, escritor, jornalista e produtor musical Nelson Motta. Profissional que testemunhou e influenciou tudo o que aconteceu na música a partir do surgimento da Bossa Nova. É autor de centenas de músicas em parcerias com Lulu Santos, Rita Lee e Roberto de Carvalho, Marisa Monte, Ed Motta, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Marcos Valle, Guinga, Erasmo Carlos, João Donato e a banda Jota Quest. Mediação: Arthur de Faria.
Lançamentos
- 15h
Práticas Educativas em diálogo: Pedagogias da Infância entre Brasil e Itália – Agnese Infantino – (Org.) – Profª da Universidade Degli Stidi di Milano Bicocca (Milão/Itália)
Um Pedido de Natal – Nathaly Scolari
- 16h
Crianças Ocupam a UFSM II: Poéticas da Infância no espaço do brincar (e-book) – Sueli Salva – Jênnifer Lopes Correa – Lótus Gabriel de Lucca
- 17h
Imposto Solidário de obrigação a legado: um manual de ação para quem transforma tributo em futuro – Rosaura Vargas
Trilhando Saberes II – Professores da EEEM Cilon Rosa – Org. Maribel da Costa Dal Bem
- 18h
A Leitura no Livro Didático de Língua Portuguesa: Outras Formas de Dizer o Mesmo – Rosaura Maria Albuquerquer Leão
Leia mais:
- 52ª Feira do Livro abre edição com programação cultural em Santa Maria
- Feira do Livro 2025 abre as páginas da cultura em toda a cidade; atividades na Praça Saldanha Marinho iniciam na sexta
- VÍDEO: “A gente pode fazer cinema em Santa Maria”, diz Neli Mombelli após três Kikitos no Festival de Cinema de Gramado