O registro é desta segunda-feira (18), início da obra.
A Corsan/Aegea deu início, na manhã desta segunda-feira (18), às obras de implantação da rede de esgotamento sanitário na Avenida Oswaldo Cruz, em Santa Maria. A intervenção, que deve se estender por cerca de 30 dias, é considerada complexa devido ao grande número de interferências existentes no local, como redes de abastecimento de água, drenagem pluvial, telefonia e internet. Com a conclusão dos 2 km de rede na avenida, três bairros terão o sistema plenamente funcional – Km 3, João Goulart e Diácono Luiz Pozzobon. A expectativa é de que cerca de 6,5 mil economias sejam beneficiadas diretamente.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a gestora de relações institucionais da Aegea, Andreia Zanini, a obra representa mais um passo no cumprimento das metas do Marco Legal do Saneamento, que determina que até 2033 todas as cidades brasileiras devem alcançar 90% de cobertura de esgoto tratado. Atualmente, o município já alcançou 80%.
– Estamos dando continuidade ao processo de expansão do esgotamento sanitário, cumprindo nosso compromisso legal – afirma Andreia.
Prazo e cuidados com o trânsito
De acordo com a Corsan, os trabalhos foram planejados em conjunto com a prefeitura, contemplando desvios no transporte coletivo e ações para minimizar impactos no trânsito da região, que é uma das principais ligações entre o Centro e Camobi. As frentes de serviço estão atuando em uma pista.
– A previsão é de 30 dias de obras, levando em conta a complexidade do trecho. Estamos atuando com planejamento para evitar restrições maiores e preservar o abastecimento de água da cidade – explica Andreia.
Ligações devem ocorrer ainda este ano
Conforme a companhia, a entrega das redes aos moradores dos três bairros deve ocorrer até novembro de 2025. A partir disso, os consumidores receberão uma notificação com prazo de 120 dias para efetuar a ligação dos imóveis ao novo sistema.
Ações itinerantes
Além das obras na Oswaldo Cruz, Andreia destaca que a Corsan realiza ações de atendimento itinerante nos bairros. Em 30 de agosto, o mutirão será no Passo das Tropas, oferecendo orientações, serviços e encaminhamentos à comunidade local.
A entrevista com a representante foi realizada durante a programação desta segunda-feira (18).
Leia mais: