Após uma programação repleta de lançamentos de livros, atividades educativas, apresentações culturais e musicais, a 52ª Feira do Livro de Santa Maria chega ao fim neste sábado (5).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
E ainda dá tempo de curtir o melhor da literatura, cultura e arte na Praça Saldanha Marinho, no Theatro Treze de Maio e em outros espaços montados especialmente para o evento.
Veja a programação:
- 14h às 18h30min – Nave de Histórias – Praça Saldanha Marinho. Uma viagem por histórias infanto-juvenis em podcast a partir de livros de autores santa-marienses. Neste ano, apresentamos contação de histórias a partir das obras de Maria Rita Py Dutra, Onilse Noal Pozzobon e Vera Campos. A Nave é um projeto de extensão dos cursos de Jornalismo, Design, Pedagogia e Letras – Português e Inglês da Universidade Franciscana (UFN). Faixa etária: dos 4 aos 12 anos.

- 15h – Borogodó – Praça Saldanha Marinho. Borogodó é um espetáculo de palhaçaria inspirado nos artistas circenses mambembe. Tudo começa com a chegada do circo Borogodó, de um palhaço só. A carroça puxada pelo triciclo trás a tradicional lona, os aparelhos e os figurinos que irão fazer o espetáculo acontecer. Depois disso … ah! depois disso só vendo. Palhaço e criador: Tiago Gonçalves Teles. Direção: Leonardo Roat. TGT Produções Culturais.
- 19h – Livro Livre - Espetáculo Incidente em Antares – Theatro Treze de Maio. Em comemoração aos 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, o Grupo Cerco realiza a remontagem do espetáculo teatral Incidente em Antares, a convite da Feira do Livro de Santa Maria. A montagem marca também os 17 anos de trajetória do grupo, reconhecido por seu trabalho coletivo, linguagem cênica própria e forte presença na cena teatral do Rio Grande do Sul. Baseado na segunda parte do clássico romance de Erico Verissimo, o espetáculo transporta o público para a fictícia cidade de Antares, no interior gaúcho, às vésperas da ditadura militar. Em praça pública, revelações sobre a hipocrisia, a corrupção e a podridão da elite local vêm à tona, num retrato mordaz e ainda atual da sociedade brasileira. Com direção de Inês Marocco e adaptação cênica assinada pelo Grupo
Cerco, a montagem recebeu importantes reconhecimentos, como: Prêmio Braskem em Cena de Melhor Espetáculo e Prêmio Açorianos de Teatro de Melhor Trilha Sonora. Duração: 2h15. Classificação: 14 anos.
Lançamentos
10h
- Sarau Dxs Atevidxs 10 Anos de Atrevimentos Poéticos – Karina Maia Dick (Org.) Coletânea de poesia e prosa (autores diversos)
11h
- Carta Sobre a Docência: prática formativas em tempo de (pós)Pandemia – Graziela Escandiel de Lima; Carolina Fontana da Silva; Maria Laura Schmidt Rossi; Paula Karine Dolovitsch Lambrecht
15h
- Magicam: Origens – Pedro Marcos
- Magicam: O Torneio de Magias – Pedro Marcos
- Antes que seja cedo – Sérgio Luís Sardi Mergen
- A Elite Acadêmica: estudos sobre as formas de (re)produção do capital acadêmico – Everton Picolotto, Alcir Luciany Lopes Martins, Micaela Severo da Fonseca Jessof, Fernanda Sena Fernandes, Matheus Balduino Salkovski Junges, Mayco Lima da Silva, Norberto Quintana Guidotti de Ornelas e Marcos Britto Corrêa.
- Cultura do Mentilo, visão geral e a possibilidade de diversificação da fonte de renda para o produtor rural – Mariúsa Comoretto Gall e Maria Clara Comoretto Gall Mallmann
- Marvin Grinn – Série de Livros capa dura (Livros 1, 2 e 3) e Marvin Grinn – Livro de Colorir – Armando Ribas Neto
17h
- A Deusa de Um Povo – Dilson Vargas Peixoto
- Bando Sem Marcas – 2ª Edição – Dilson Vargas Peixoto
Espaço infantil
- 14h às 17h – “Livro-se!”– Promoção de leitura, convida pessoas de todas as idades a explorarem o universo da literatura infantojuvenil, despertando imaginação e amor pelos livros.