Casa de Cultura tem janelas recolocadas após restauração

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Casa de Cultura tem janelas recolocadas após restauração

Foto: João Alves (PMSM/Divulgação)

A prefeitura de Santa Maria atualizou sobre a obra na Casa de Cultura, no Centro de Santa Maria. Nesse momento, as aberturas foram todas retiradas e após o processo de restauração para preservar a originalidade, mais de 90% das janelas já foram reinstaladas. Nos próximos meses, serão executadas as instalações elétricas, hidráulicas, sistema de climatização e revestimentos de piso, além da instalação do elevador. Ao final, serão iniciados os serviços nas fachadas do edifício, respeitando a naturalidade estética estrutural.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A obra está sob responsabilidade da empresa Arquium Construções e Restauro Ltda., de Porto Alegre. Atualmente, estão em andamento as seguintes etapas de trabalho: execução do reboco interno nas paredes e nas platibandas internas - um prolongamento da parede externa acima da laje ou cobertura, uma mureta de concreto; escavação dos reforços estruturais e novas fundações internas. Nos últimos meses, foi concluída a instalação do novo telhado (ainda falta receber o forro, isso se dará só depois de finalizar todas as instalações que passam acima do forro).

Em janeiro deste ano, ocorreu a concretagem da escada interna que liga o térreo e o segundo pavimento, e serviços referentes à ligação de esgoto e de água na edificação. Já no térreo da Casa de Cultura, ocorreu a demolição das alvenarias, integrando espaços, e realizada a concretagem do piso armado e a execução do revestimento de reboco.

A reforma teve início em setembro de 2024, e o prazo para execução do restauro é de 360 dias. A obra segue o cronograma inicial, com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. O investimento é de mais de R$ 6 milhões oriundos de recursos próprios domunicípio e o prédio está isolado com tapumes que indicam à população que o local está em obras.

– A Casa de Cultura de Santa Maria carrega um valor simbólico inestimável para a cidade. Localizada no coração do Município, sua arquitetura imponente em estilo Art Déco e sua longa trajetória histórica fazem dela um marco do patrimônio santa-mariense — não apenas pela beleza e singularidade do prédio, mas pela memória coletiva que abriga em suas paredes e em toda estrutura que estão sendo preservadas A intenção da Secretaria de Cultura é oferecer um espaço vibrante e democrático, promovendo atividades variadas que envolvam a comunidade. Ainda está se fazendo estudos sobre os espaços, mas, o mais importante é criar uma programação participativa, onde a comunidade possa sugerir e liderar atividades, fazendo da Casa de Cultura um verdadeiro centro de convivência e expressão –, pontua a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

Foto: João Alves (PMSM/Divulgação)

Patrimônio Histórico

O antigo Palácio da Justiça, atual Casa de Cultura de Santa Maria, datado da década de 1940, é um bem tombado desde 2009 como Patrimônio Histórico e Cultural do Município e consiste em um prédio estilo Art Déco, de grande porte. A Casa de Cultura, localizada na Praça Saldanha Marinho, foi interditada em 2015 por necessitar de melhorias estruturais. O processo administrativo foi iniciado pela Secretaria de Cultura em parceria com as secretarias de Administração e Gestão de Pessoas, de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O projeto iniciou em 2022, na administração do ex-prefeito, Jorge Pozzobom.

A empresa Arquium Construções e Restauro Ltda. tem como responsável técnico o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, que tem no currículo o restauro de edificações históricas, como o Mercado Público de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Palácio Piratini e o Castelo de Pedras Altas. O arquiteto possui reconhecimento no Estado como o mais qualificado arquiteto especialista em restauração de bens históricos e culturais, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE), e igualmente via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A contratação da empresa se deu por inexigibilidade de licitação devido à necessidade de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia. Estes serviços são voltados para a execução de projetos de reforma, restauração e revitalização da Casa de Cultura. O investimento é de mais de R$ 6 milhões com recursos próprios do Município. O prazo para execução do restauro é de 360 dias. A assinatura da ordem de serviço digital foi realizada em 19 de setembro de 2024.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Orquestra Sinfônica de Santa Maria celebra os 60 anos de Pedrinho Figueiredo em concerto especial Anterior

Orquestra Sinfônica de Santa Maria celebra os 60 anos de Pedrinho Figueiredo em concerto especial

Espetáculo “Petra” promete emocionar público no Theatro Treze de Maio Próximo

Espetáculo “Petra” promete emocionar público no Theatro Treze de Maio

Cultura