Questionamento

Artistas de Santa Maria afirmam que foram prejudicados na seleção de atrações da Calourada

Artistas de Santa Maria afirmam que foram prejudicados na seleção de atrações da Calourada

Foto: Nathália Schneider (Diário/ Arquivo)

Após a divulgação dos resultados preliminares da seleção de bandas e DJs inscritos para se apresentarem na próxima Calourada, em agosto, artistas que ficaram na lista de suplentes começaram a questionar os critérios de avaliação nas redes sociais. Segundo as postagens, o avaliador de número 2, que não é identificado no resultado, apresentou disparidade em sua escolha.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Os critérios estabelecidos no edital de seleção da prefeitura foram: até 20 pontos para capacidade técnica/artística, 10 pontos para o histórico de atuação e 20 pontos para o perfil do artista com o caráter do evento. A pontuação máxima chegaria aos 50 pontos. 


A Comissão Organizadora da Calourada contou com cinco avaliadores que integravam a Secretaria da Cultura, a Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Gabinete do Reitor da UFSM, a Liga das Atléticas Acadêmicas – representando as instituições de Ensino Superior de Santa Maria –, o Diretório Central dos Estudantes e o Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria. O documento final não identifica os nomes e nem a entidade que representam. 


O Diário teve acesso ao documento com as notas:

SELECIONADOS

ARTISTA OU BANDA 

AVALIADOR 1

AVALIADOR 2

AVALIADOR 3

AVALIADOR 4

AVALIADOR 5

TOTAL

CHEEBA CHEEBA

50

45

50

42

50

237

LAURA MACIEL 

50

45

50

42

50

237

BAILE DO MILHO VERDE 

49

45

50

42

50

236

CONVERSA FORA 

50

50

40

42

50

232

ARTHURZINHO 

50

50

35

42

50

227

YASMINE MENDES 

50

45

35

42

50

222

O JEITO DELAS 

50

25

50

42

50

217

SETE PRIMEIROS SUPLENTES 

ARTISTA OU BANDA 

AVALIADOR 1

AVALIADOR 2

AVALIADOR 3

AVALIADOR 4

AVALIADOR 5

TOTAL

BANDA VIBE TRI

48

50

35

27

50

210

PAOLA MATTOS 

48

15

50

37

45

195

BANDA TUDO DI BOM 

48

15

50

31

50

194

BANDA CHILL PILLS 

48

15

50

30

40

183

BANDA CHÁ DE BROTHERS 

48

15

50

30

40

183

MAGICAL MISTERY

48

15

35

38

45

181

BANDA ROCKSANE 

48

15

40

38

40

181


Em sua conta pessoal no Twitter, o advogado Bruno Seligman de Menezes afirmou que está auxiliando uma das artistas que se sentiu lesada com o resultado. 


— O avaliador que dá 50 para um candidato e 15 para outro, ele abre uma diferença de 35 pontos e praticamente decide o resultado da seleção. Essas notas são uma forma de inviabilizar esses artistas, principalmente quando a diferença entre candidatos dos outros avaliadores é mínima. Um avaliador não pode colocar seus gostos em detrimento da lisura de uma seleção — afirma o Menezes.


Para os artistas, o avaliador foi injusto ao destinar apenas 30% da nota máxima (15 pontos) para 23 bandas, enquanto para as sete primeiras – número exato de selecionados – as notas foram maiores. Daiane Diniz, integrante da banda Rocksane, afirma que a escolha de alguns critérios de avaliação são subjetivos, o que abre brecha para o favorecimento de alguns candidatos. 


— Como uma banda com 20 anos de existência ganha apenas 5 pontos no critério de histórico de atuação? O último critério, que diz respeito a estar em conformidade com o evento, é mais subjetivo ainda. A prefeitura fez um post no Dia do Rock e isso levou muitos a se inscreverem. Tenho colegas que pediram dispensa no trabalho para reunir e entregar os papéis e comprovantes. Artistas se tornaram Microempreendedor Individual (MEI) para participar. E então nós levamos 5 também neste critério? — desabafou Diniz. 



Outro candidato que ficou na lista de suplentes e não quis se identificar, questiona a falta de mecanismos para evitar situações como esta:


— Este avaliador usou dos meios legais para decidir o resultado do edital, já que diminuiu muito a média de quem ele não queria que se apresentasse na Calourada e, na minha opinião, isso não é correto. O edital não previu, por exemplo, escolher a maior e a menor nota para evitar situações como essa. 


O que diz a prefeitura


A prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, recebeu todos os recursos enviados dentro do prazo legal, que estão sendo analisados conforme pertinência. Todos serão respondidos em tempo hábil, com todos os esclarecimentos necessários, informando a decisão pelo “deferimento” ou “indeferimento”, até a publicação do resultado final definitivo. O Executivo Municipal reitera que, como em todos os editais publicados por meio da Secretaria da Cultura, trabalha em obediência a todos os ritos e etapas administrativas previstos na legislação. E, após a conclusão da análise, se for necessário, tomará as medidas cabíveis dentro do processo.


O que diz a Liga Interatléticas de Santa Maria (LISM)

Em nota, a LISM revelou ser o avaliador número 2 e se pronunciou sobre o assunto, explicando seus critérios de avaliação.



As notas foram realizadas conforme nossos critérios, visando sempre o que consideramos mais adequado para o evento. Sendo assim, com o intuito de contemplar o caráter do evento e seu público-alvo, os estudantes, deliberamos conforme o que consideramos mais compatível com a 2ª edição da Calourada.


A liga também reforçou que as avaliações foram feitas de maneira conjunta e não individual e demonstrou repúdio aos ataques pessoais que Lariane Londero Weber sofreu em decorrência do resultado da avaliação.




A LISM repudia os ataques pessoais a ela; em se tratando de um coletivo, não há justificativa em tais pronunciamentos. Portanto solicitamos que quaisquer divergências sejam tratadas pelos canais adequados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Música, gastronomia e teatro para curtir neste fim de semana Anterior

Música, gastronomia e teatro para curtir neste fim de semana

Projeto ensina Balé Clássico para crianças da Nova Santa Marta Próximo

Projeto ensina Balé Clássico para crianças da Nova Santa Marta

Cultura