Projeto Expressando Arte está com inscrições abertas para oficinas culturais e artísticas em cidades da região

Projeto Expressando Arte está com inscrições abertas para oficinas culturais e artísticas em cidades da região

Foto: Divulgação

Em seu 12º ano de atividades, o projeto Expressando Arte está com inscrições abertas para oficinas de arte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social até o dia 31 de agosto.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


As atividades são realizadas nos municípios da Quarta Colônia, como Faxinal do Soturno, Silveira Martins, Dona Francisca e Restinga Sêca.


Neste semestre, estão sendo oferecidas oficinas de ballet clássico, técnicas circenses, percussão, teatro, jazz e dança contemporânea. Todas são abertas a crianças e adolescentes, entre 4 e 18 anos, que apresentem comprovante de matrícula em escola regular.

 

Onde se inscrever

Em Faxinal do Soturno, as modalidades disponíveis são ballet e técnicas circenses. As inscrições devem ser efetuadas na sede da Fundação Ângelo Bozzetto ou na recepção da Nova Palma Energia (ambas no endereço Avenida Vicente Pigatto, 1049). As oficinas ocorrerão no Espaço Vitélio Bozzetto.


Em Silveira Martins, ocorrerão oficinas de técnicas circenses, teatro e dança contemporânea. As inscrições acontecem em dois locais: na Escola Estadual Bom Conselho (Rua Antônio Vedoim, 242) e na Escola Municipal de 1º Grau João Frederico Savegnago (Vila Cattani). As oficinas serão realizadas no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


Em Restinga Sêca, estão disponíveis as modalidades de ballet, técnicas circenses e percussão. para ballet e técnicas circenses, as inscrições devem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social (sala 32 do prédio da Prefeitura), com Rose. As oficinas ocorrerão no CELIMI - Centro de Esporte e Lazer da Infância e da Melhor Idade. Para percussão, as inscrições são efetuadas no IAP - Instituto de Arte e Cultura Alex Procknow (Vila São Miguel Velho, S/N). As aulas acontecerão no mesmo local, direcionadas para a comunidade Quilombola Rincão dos Martimianos.


Em Dona Francisca, o Centro Comunitário Acácio Flores recebe as oficinas de percussão. As inscrições ocorrem no mesmo para local (Rua Acácio Flores, esquina com a rua Mostardeiro).

 

Acessibilidade e inclusão 

O Expressando Arte também tem atividades direcionadas à inclusão e acessibilidade. Em Faxinal do Soturno, o projeto atenderá alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com aulas de técnicas circenses. Em Restinga Sêca, ocorrerão oficinas direcionadas às comunidades quilombolas de Rincão dos Martimianos, São Miguel dos Pretos e Acácio Flores.

 

O projeto

Fruto de uma parceria entre a Fundação Ângelo Bozzetto e o produtor cultural Sérgio André Alves da Silva, o projeto Expressando Arte 2024 conta com mais de 400 alunos nas diferentes categorias e realiza, aproximadamente, 1 mil atendimentos mensais. 


É realizado com recursos da Lei Complementar 195/2022 e tem como proponente Sérgio André Alves da Silva, com produção cultural da Fundação Ângelo Bozzetto e financiamento do Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura. Essa etapa será realizada de agosto a dezembro de 2024, com acesso gratuito aos participantes.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

17ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema terá participações de 10 Estados; inscrições terminam nesta quinta-feira Anterior

17ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema terá participações de 10 Estados; inscrições terminam nesta quinta-feira

Confira seis lançamentos de filmes e séries que chegam aos cinemas e aos streamings nesta semana Próximo

Confira seis lançamentos de filmes e séries que chegam aos cinemas e aos streamings nesta semana

Cultura