Securitização das dívidas rurais será votada na quarta

Securitização das dívidas rurais será votada na quarta

Foto: Rian Lacerda (Diário)

O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), defendeu nesta terça-feira (8), durante a reunião de líderes partidários, a inclusão na pauta do plenário da Câmara do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos. A proposta busca oferecer uma saída concreta e urgente para milhares de agricultores altamente endividados em razão das sucessivas estiagens e de uma tragédia climática sem precedentes no Rio Grande do Sul.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Atendendo ao apelo do líder da oposição e de parlamentares da bancada gaúcha, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, concordou com a inclusão da matéria na pauta, e a expectativa é de que o projeto seja votado até quarta (9).


– Essa é uma medida emergencial, de justiça com quem sustenta o agro brasileiro e está à beira do colapso financeiro. A securitização das dívidas é um passo decisivo para garantir fôlego aos nossos produtores e preservar a produção de alimentos no estado. Vamos trabalhar para aprovar esse projeto ainda nesta semana – afirmou Zucco.

 
Apesar de ser mais um avanço, infelizmente não há garantia de que o governo federal vai mesmo socorrer os produtores rurais gaúchos, pois há a alegação de falta de verbas. Mas a pressão continua e precisa ser feita, diante da gravidade da situação.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois novos desvios alteram o trânsito na RSC-287 a partir desta quarta Anterior

Dois novos desvios alteram o trânsito na RSC-287 a partir desta quarta

Água ainda poderá ter oscilações em alguns bairros de Santa Maria até semana que vem Próximo

Água ainda poderá ter oscilações em alguns bairros de Santa Maria até semana que vem

Deni Zolin