Uma cliente da Corsan acabou caindo em um golpe em Santa Maria. Ela pagou duas contas de água, que totalizaram R$ 800, mas um tempo depois recebeu o aviso da companhia de possível corte do abastecimento. Então, na loja de atendimento da Corsan, descobriu que tinha acessado um site falso da companhia, onde tinha feito os pagamentos.
A cliente conta que foi orientada a procurar seu banco, onde recebeu a resposta de que não seria ressarcida porque tinha feito o pagamento em um site falso e que a instituição não poderia se responsabilizar.
Caso Felipe Rita: réus são ouvidos em audiência na Justiça pela morte de autônomo em 2023
A Corsan alerta que houve outros casos semelhantes de pessoas que caíram nesse golpe do site falso. A empresa pediu na Justiça a derrubada do ar desses endereços eletrônicos de golpistas, que usam o nome da Corsan. Porém, a empresa alega que, nesses casos de vítimas de golpes, não tem como suspender a cobrança porque não foi por culpa da companhia. Ou seja, as cobranças de contas seguem sendo feitas, e a Corsan orienta os clientes a buscar ressarcimento na Justiça contra os golpistas.
Em nota, a empresa respondeu:
“Circulam na internet sites e conteúdos falsos que usam o nome da Corsan para enganar consumidores no pagamento de faturas. A Companhia atuou de imediato nos casos registrados, criou novas barreiras de proteção virtual e reforça que o site oficial é corsan.com.br/inicial. A Corsan reforça que não houve invasão ao seu site. O problema decorre de páginas criadas por criminosos para aplicar golpes, que imitam empresas de serviços como os prestados pela Companhia. Para a segurança dos clientes, a Corsan orienta sempre conferir se o endereço acessado é o oficial, e desconfiar de links recebidos por mensagens, anúncios patrocinados ou e-mails que peçam urgência. Também é importante nunca informar senhas, códigos de verificação ou dados pessoais a terceiros. Em caso de dúvidas, a população deve utilizar os canais oficiais de relacionamento da Corsan: app Corsan; Agência Virtual, acessando através do site corsan.com.br/inicial; WhatsApp (51) 99704-6644 ou ligação gratuita pelo 0800 646 6444.”