centenário

Jaguari completa 100 anos neste domingo

18.398

Foto: divulgação
Data emblemática será comemorada com a construção de um monumento na área central. Além disso, livro sobre a história da cidade deve ser lançado até o fim do ano

Em 16 de agosto de 1920, a pequena Jaguari, Cidade das Belezas Naturais, foi emancipada. E, mesmo com os desafios enfrentados em 2020, a data não passará em branco. 

Profissionais de áreas distintas defendem: Santa Maria precisa de mais áreas verdes

Conforme o prefeito Beto Turchiello (MDB), até o fim do ano, será construído um monumento em alvenaria com o símbolo dos 100 anos, na área central da cidade. Além disso, um livro sobre a história do município, escrito pelo historiador José Newton Marchiori deve ser lançado em breve.

- As comemorações ainda podem ser realizadas em 2021. Nossa esperança, assim como de todos, está baseada na vacina para a Covid-19 - acrescenta o prefeito. 

NOVIDADES
Ainda conforme Turchiello, Jaguari, devido às riquezas ambientais, ainda conta com várias áreas a serem exploradas por investidores, como a indústria e o turismo. 

Na agricultura, além de contar com as tradicionais culturas do fumo, soja, arroz e pecuária, os moradores tem buscado outras fontes de renda. 

Junto a outras perspectivas econômicas, o município já conta com 70 produtores artesanais de cachaça. Aliado a isso, a produção de vinho também está sendo incrementada. 

Neste cenário, a prefeitura forneceu 28 mil mudas de uvas adaptadas ao clima da região para os agricultores. Outro destaque é uma empresa jaguariense que, segundo o prefeito, começou a exportar mel para a Europa nos últimos meses. 

Santa Maria teve 287 incêndios em vegetação em 2020

ESPERANÇA
Conforme o chefe do Executivo, a ideia de todos, agora, é não perder as perspectivas. Segundo ele, assim como várias outras cidades gaúchas, Jaguari convive com dois tipos de decretos, um com referência à estiagem e outro voltado à pandemia. 

- A queda na arrecadação do Executivo poderá ficar em torno de 50% ou 60% neste ano. Em 2021, a economia ainda sofrerá os reflexos da crise e aindaterá uma redução de cerca de 20% - calcula ele.

Jaguari é conhecida também pelo Carnaval, festa que reúne cerca de 15 mil pessoas por noite e incrementa as finanças do comércio.

SESSÃO
Sexta-feira, uma sessão na Câmara de Vereadores homenageou o centenário de emancipação político-administrativa de Jaguari.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Monumento do Obelisco tem estrutura restaurada

Próximo

Com referências da imigração europeia, praça é revitalizada no centro de Jaguari

jaguari