Moradores de Camobi relatam dificuldades de ligar moradias à rede de esgoto da Corsan; saiba quais são as orientações

Moradores de Camobi relatam dificuldades de ligar moradias à rede de esgoto da Corsan; saiba quais são as orientações

Foto: Émerson Cassol/Arquivo pessoal

A residência de Éverson fica na rua Avenida Evaldo Behr. Ele aguarda a adaptação pela Corsan para fazer a interligação à rede.

A Corsan está em meio à implementação da rede de tratamento de esgoto no Bairro Camobi, em Santa Maria. Segundo levantamento da companhia, administrada atualmente pela empresa privada Aegea, 297 casas já fizeram a interligação intradomiciliar, e todas as residências já receberam a notificação. Em meio ao processo, alguns moradores encontraram problemas na hora de fazer a interligação. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Conforme os relatos, o cano que sai da casa está em uma profundidade diferente em comparação à caixa de inspeção da Corsan existente na calçada, local onde ele deve chegar. O problema inviabiliza a ligação. 

Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)

O militar aposentado Éverson Cassol, de 59 anos, tenta solucionar a questão. Ele receia que a taxa de serviço seja cobrada mesmo sem o sistema funcionando, já que os moradores têm até 120 dias depois do aviso para se adequarem. Além disso, teme precisar gastar para mexer na estrutura de sua casa. 

– Em contato com pessoal especializado, solicitei o serviço para fazer a ligação até a caixa de inspeção da Corsan existente na calçada. Ocorre que o cano de 100mm que sai da fossa indo até a grade na frente da casa está a 80cm de profundidade e a caixa de inspeção na calçada só possui 50cm de profundidade – detalha Cassol.

Com isso, o esgoto não conseguiria sair do imóvel, já que a tubulação dentro do terreno está num nível abaixo ao da caixa da Corsan na calçada.

São casos específicos, acredita Cassol. No seu vizinho, por exemplo, a ligação ocorreu sem problemas. 


Resolução do caso 

O morador Éverson Cassol abriu três protocolos com reclamações na Corsan. No primeiro momento, a Corsan indicou que o morador precisaria adequar sua moradia à estrutura da caixa de inspeção já existente na calçada. No seu caso, ficaria inviável.  

Nesta quarta-feira (20), recebeu a visita de um engenheiro da Corsan, e teve sinal positivo. A companhia irá resolver o problema. Uma das possibilidades é a Corsan colocar uma caixa de compensação para viabilizar o encontro dos canos da casa à caixa de inspeção.   

A estação de tratamento da Lorenzi receberá o esgoto do bairro Camobi. Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)

Ações da Corsan 

A companhia indica que até a última sexta-feira (15), recebeu quatro pedidos de vistorias técnicas nas caixas de inspeção.  

Orientação ao cliente 

  1. Entrar em contato com a Corsan por meio dos canais de relacionamento da Companhia com os clientes: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644 
  2. O cliente deve solicitar uma vistoria técnica na caixa de inspeção que fica na calçada, e cada caso é analisado pela Corsan depois de feita a verificação no local 
  3. Depois de feita a vistoria técnica solicitada à Corsan, a Companhia analisa o caso e busca uma solução em conjunto com o cliente
  4. Se comprovado que o imóvel está abaixo do nível da rua (soleira negativa), a taxa do serviço não será cobrada passados os 120 dias. Haverá um novo prazo de adequação 

Valores e prazos 

Ao estar conectadas, as residências pagarão por um novo serviço, que é a coleta e tratamento de esgoto. A taxa é equivalente a 70% do valor da conta de água.Conforme os cálculos da companhia, se em uma casa o consumo sem o serviço é de R$ 85, com ele deve passar para aproximadamente R$ 120. 

A Corsan notificou os moradores para ligar suas casas à rede. Aqueles que fazem em até 30 dias após o recebimento desta notificação, pode iniciar o pagamento da tarifa em 180 dias, e terá 75% de desconto na taxa de entrada do serviço em operação.

Se o comunicado for feito entre 31 e 60 dias após a notificação, o pagamento começará a ser feito em 90 dias depois e o abatimento na ligação será de 50%. E para quem fizer a comunicação entre 61 e 120 dias, a cobrança se iniciará em 30 dias e o desconto para início do serviço será de 20%.

Quem não se interligar à rede dentro de 120 dias a partir do recebimento da notificação, passa a pagar uma taxa por disponibilidade da rede, que equivale ao dobro do valor referente ao uso do serviço. Portanto, é mais vantajoso financeiramente estar conectado à rede. Além disso, o esgotamento sanitário contribui para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.


Atenção

 A ligação à rede de esgoto não deve ser feita por fossa séptica, e sim pela caixa de passagem da residência, conforme as instruções impressas em fôlder explicativo recebidas pelos moradores quando foram notificados pela Corsan de que já poderiam ser providenciadas as interligações.

A indicação é que, a partir da disponibilidade de conexão à rede de coleta e tratamento do esgoto, se houver fossa séptica na residência, ela deve ser desativada para não poluir o meio ambiente.


Outros bairros contemplados 

Após o funcionamento pleno da rede de tratamento de esgoto em Camobi, a gestora da unidade de saneamento de Santa Maria da Corsan, Andreia Zanini, lembra que ainda há outros bairros para implementação. Segue a lista: 

  • Tomazetti
  • Parque Pinheiro Machado
  • Medianeira
  • Vila Santos
  • Vila Formosa
  • Vila Tropical
  • Vila Jockey Club
  • Vila Alegria
  • Parque Residencial Dom Antônio Reis


Para mais informações, contate os canais de relacionamento da Corsan com o cliente:

  • App Corsan
  • site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual)
  • Ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 
  • WhatsApp (51) 99704-6644​


LEIA MAIS 

Diário Explica: Os prazos para moradores de Camobi ligarem suas casas à nova rede de esgoto em Santa Maria

Corsan divulga balanço de ligações ao esgoto de Camobi: quem ligar antes terá mais desconto

Tratamento de esgoto chegará aos lares de 43 mil moradores do Bairro Camobi: após vistoria, ligação começa a ocorrer

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Superior Tribunal de Justiça diz que decisão sobre a anulação do júri da Kiss é de responsabilidade do Supremo Anterior

Superior Tribunal de Justiça diz que decisão sobre a anulação do júri da Kiss é de responsabilidade do Supremo

Sede dos Bombeiros em Camobi funciona normalmente; comandante garante que é falsa a informação de que a unidade estaria fechada Próximo

Sede dos Bombeiros em Camobi funciona normalmente; comandante garante que é falsa a informação de que a unidade estaria fechada

Geral