Corsan pede para população racionar água e enviará sete caminhões-pipas para Santa Maria

Thais Immig

Na manhã desta terça-feira (30), devido às fortes chuvas que atingem a região, foram rompidas três tubulações do sistema onde é feita a captação de água, no rio Ibicuí, para tratamento e distribuição à população. Por esse motivo, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pede que a população racione água e vai enviar sete caminhões-pipas a Santa Maria para garantir abastecimento. Ainda não há previsão de horário de chegada porque estradas que dão acesso à cidade estão com bloqueios. A prioridade será o abastecimento de hospitais e demais serviços essenciais. 

Na casa do aposentado Marco Aurélio Ribeiro, 63 anos, o abastecimento foi interrompido no Bairro Perpétuo Socorro, em Santa Maria. A família está sem água desde às 12h, desta terça-feira.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Em entrevista à Rádio CDN 93.5, o gestor institucional da Corsan, João Batista Corin confirmou o rompimento de três adutoras, uma de 60 milímetros e outra de 300 milímetros, responsáveis pelo abastecimento de água em boa parte da cidade: 

– Nós estamos avaliando o impacto, mas provavelmente romperam as três adutoras que trazem a água bruta para ser tratada em Santa Maria. Devido às fortes chuvas e dificuldade de acesso, nossas equipes não estão conseguindo chegar ao local e ver qual o real impacto.

A orientação, nesse momento, é o racionamento de água por parte da população até que a situação seja normalizada.

Recomendamos que as pessoas economizem água porque a previsão climática não nos favorece. A gente precisa que os níveis do rio baixem para que nós consigamos acessar e as equipes tenham condições de trabalhar. Então, a orientação é que se economize água até que seja normalizada a situação – afirma Corin. 

Conforme a Corsan, outra providência tomada será aumentar a vazão da Barragem do DNOS, onde também é captada água para abastecer o município. 


Confira a nota na íntegra 

A Corsan está deslocando de Porto Alegre para Santa Maria sete caminhões-pipas para garantir abastecimento de água, que ficou comprometido pelas fortes chuvas. Na manhã desta terça-feira, 30, foram rompidas pelas enxurradas três tubulações do sistema onde é feita a captação de água pela Corsan, no rio Ibicuí, para tratamento e distribuição à população. Por causa disso, a água não está chegando à estação de tratamento. O acesso dos técnicos para consertar as tubulações está impossibilitado pelas cheias. Ainda não há previsão de horário de chegada dos caminhões-pipas, porque estradas que dão acesso à cidade estão com bloqueios. A prioridade do atendimento pelos caminhões será para instituições, como hospitais. Outra providência que está sendo tomada pela Corsan é aumentar a vazão da Barragem do DNOS, onde também é captada água para abastecer o município. As equipes também seguem fazendo manobras nas redes para assegurar abastecimento ao máximo de residências possível. As condições do fornecimento de água em cada município pode ser acompanhada no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento. Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644. A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.


Confira a situação em seu município

A situação da distribuição de água em cada município pode ser acompanhada aqui. Dúvidas podem ser sanadas pelos contatos:

  • 0800.646.6444
  • (51) 99704-6644 (WhatsApp)


Leia mais 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com bloqueios de rodovias, há uma alternativa para ir de Santa Maria a Porto Alegre Anterior

Com bloqueios de rodovias, há uma alternativa para ir de Santa Maria a Porto Alegre

BR-158 é bloqueada entre Santa Maria e Itaara Próximo

BR-158 é bloqueada entre Santa Maria e Itaara

Geral