Aos 114 anos, morre “seu Carlito”, morador mais velho de São Gabriel e um dos homens mais velhos do mundo

Aos 114 anos, morre “seu Carlito”, morador mais velho de São Gabriel e um dos homens mais velhos do mundo

Foto: Arquivo Pessoal

Carlito completou 114 anos de idade em abril deste ano.

Morreu na no último sábado (20), aos 114 anos, Carlito Dolores Antunes, o morador mais velho de São Gabriel e também um dos homens mais velhos do mundo. Segundo os registros da família, "seu Carlito", como era conhecido, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1910. Ele viveu uma vida dedicada à lida campeira, cresceu no interior do município e teve outros 11 irmãos. Seu Carlito teve quatro filhos, 10 netos e nove bisnetos.  

Quando nasceu, o Brasil era governado pelo presidente ​Nilo Peçanha (1909 a 1910), o sétimo na história da República. Desde então, ele viu o país mudar 32 vezes de presidente, desde Nilo Peçanha a Luiz Inácio Lula da Silva.

O idoso alcançou a mesma idade do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, certificado em 2022 pelo Guinness, o livro dos recordes, como o homem mais velho do mundo. Coincidentemente, Juan Vicente também morreu em abril deste ano, no dia 2, com a mesma idade de seu Carlito. O venezuelano, no entanto, era nove meses mais velho.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Carlito comemorou o aniversário de 114 anos no dia 2 de fevereiro deste ano em uma festa junto dos familiares em sua casa, que fica próxima à BR-290. Nos últimos dias, ele foi internado na Santa Casa de Caridade de São Gabriel para tratar algumas feridas que surgiram em suas pernas e realizar outros exames de rotina. O idoso acabou não resistindo à movimentação e acabou falecendo. 

O trabalhador rural aposentado viveu mais de 45 anos com Lucinda Rodrigues Antunes, com quem teve quatro filhos: Sônia Terezinha Antunes de Oliveira, 63 anos, Nélia Maria Rodrigues Antunes, 65, José Homero Rodrigues Antunes, 66, e Luiz Carlos Rodrigues Antunes, já falecido. 

Apaixonado pela lida campeira e costumes tradicionalistas, seu Carlito gostava de apreciar um bom churrasco junto dos seus familiares. Ao longo da vida, criou gansos e gado em sua propriedade.

Em termos de alimentação, será que ele mantinha alguma dieta especial para viver muito? Bem, nesse sentido, o filho José Homero revela:

— Ele era fã de uma “carne gordinha”. 

Para os filhos, o pai sempre pediu que todos permanecessem unidos mesmo após a sua partida. A filha Sônia conta que a vida ao seu lado foi maravilhosa.

— Foi muito bom viver todos esses anos com ele. Ele era muito amoroso, nunca bateu em nenhum de nós, sempre criou com muito com carinho — lembra Sônia.

Apesar da idade avançada, seu Carlito tinha muita lucidez e era comunicativo. A bisneta Gabriele Nunes de Oliveira,19, conta que o bisavô fez amizade com a equipe do hospital durante a sua última internação. 

— Se tu perguntavas uma coisa para ele em dias diferentes, ele sempre respondia da mesma forma. Ele sempre sabia o que ele estava falando e também sempre reconheceu todo mundo — afirma Gabriele.

Apesar da idade, Carlito era conhecido por ser lúdico e muito ativo.

A bisneta morou na chácara do bisavô viveu até os 7 anos de idade, e relembra das histórias e ensinamentos que ouviu do seu querido “veinho”, como ela carinhosamente o chama.

— Um privilégio viver ao lado dele, conviver com ele — orgulha-se Gabriele.


Seu Carlito morreu às 21h do último sábado. Ele foi velado na Funerária São José e sepultado no domingo (21) no Cemitério Municipal de São Gabriel.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois feridos na queda do elevador da UFSM devem ter alta nesta semana Anterior

Dois feridos na queda do elevador da UFSM devem ter alta nesta semana

AVTSM compõe união de associações na busca por justiça às vítimas de grandes tragédias no Brasil Próximo

AVTSM compõe união de associações na busca por justiça às vítimas de grandes tragédias no Brasil

Geral