comércio

Em dois dias, CDL recebe cerca de 450 currículos de emprego em Santa Maria

18.299

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Guilherme Bicca (CDL, Divulgação)
Iniciativa buscou facilitar a entrega dos currículos impressos. Dados serão analisados para avaliação da experiência de cada candidato

Em dois dias de mutirão, cerca de 450 candidatos a vagas de vendedor no comércio de Santa Maria entregaram currículos na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A ação buscou ajudar os santa-marienses que buscam trabalho e, por algum motivo, enfrentaram dificuldades em preencher o formulário online no site da entidade.

Entre quarta e esta quinta-feira, houve filas ao longo da manhã e da tarde em frente à entidade, na Rua Astrogildo de Azevedo, no Centro. O processo de entrega, contudo, era rápido, evitando longa espera. Conforme a CDL, a retomada da economia com o avanço da vacinação e o alívio das restrições têm levado mais consumidores às compras, o que fez aumentar a demanda por vendedores. O problema tem sido encontrar profissionais qualificados para a função.

Parada, obra do Centro de Eventos depende de reajustes nos valores

Lahana Giacomini de Vasconcellos, psicóloga responsável pelo CDL Emprego, afirma que o mutirão foi um sucesso. Agora, os documentos serão analisados, para avaliar a qualificação dos candidatos.

- O objetivo é realizar a triagem de todos os currículos recebidos a fim de chamar o máximo de pessoas possíveis para entrevista, visando o fechamento das vagas disponíveis no momento e que venham a surgir no decorrer de três meses - informa.

RECUPERAÇÃO
Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município tem, atualmente, 60 mil trabalhadores com carteira de trabalho assinada. No primeiro semestre de 2021, foram criados 1,5 mil novos empregos formais. Durante todo o ano passado, haviam sido fechadas 1,4 mil vagas em função da pandemia.

Retomada da economia faz crescer a oferta de empregos

Atualmente, com 31 mil empregados, o setor de serviços é o grande destaque em contratação, com saldo de 1.047 empregos formais abertos no primeiro semestre deste ano. O segmento é o que abrange restaurantes, lancherias e hotéis, que foram duramente afetados pelas restrições desde 2020.

No comércio, foram abertas 173 vagas formais no primeiro semestre. De janeiro a junho de 2020, o comércio havia fechado 2.527 vagas de trabalho, em uma das maiores crises vividas pelo setor na história. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Justiça aceita o pedido de recuperação da empresa de ônibus Planalto

Próximo

Retomada da economia faz crescer a oferta de empregos

Economia