Artista da Vila Resistência representará Santa Maria na ExpoFavela em São Paulo

Artista da Vila Resistência representará Santa Maria na ExpoFavela em São Paulo

Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)

Mariri e Vinícius posam com a obra "A Vila Vive em Mim", que fez sucesso em Porto Alegre e também será apresentada em São Paulo

Depois das edições regionais, a ExpoFavela, maior feira de negócios de comunidades do mundo, vai realizar a sua edição nacional nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, em São Paulo. O evento deve reunir mais de 200 empreendedores de favelas de todo o Brasil, selecionados nas etapas estaduais. Entre eles, 10 gaúchos, incluindo a artista santa-mariense Mariane Tavares, a Mariri.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Com despesas cobertas pelo evento, Mariri está em São Paulo desde o dia 28, nos últimos preparativos da montagem e organização do seu estande. Ela conta que está muito feliz pela experiência, grata pela oportunidade de conhecer outros empreendedores e, sobretudo, de levar a sua mensagem:

– Eu estou conseguindo difundir um pouco mais do que eu acredito, do que eu tenho ciência que é algo capaz de mudar um pouco mais a nossa realidade, no sentido do planeta mesmo, acreditando na reutilização como uma girada de chave. Então, estou indo sem expectativas, mas entregue, pé no chão. E, se assim for, conseguir clientes e fazer pontes para levar e bancar ainda mais o meu trabalho.


Além do espaço destinado a empreendedores e startups, com expositores das comunidades, a ExpoFavela vai contar com uma arena principal, onde acontecerão conferências com grandes nomes da favela e do asfalto. Entre os convidados estão nomes como a ministra da Cultura, Margareth Menezes e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

Mariri no Ateliê Griô, que também é sua casaFoto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)

DA VILA

Mariri é moradora da Vila Resistência, ocupação urbana de luta por moradia na zona oeste de Santa Maria que, desde 2016, abriga mais de 40 famílias em área do Bairro Pinheiro Machado. É lá que funciona o Ateliê Griô, espaço coletivo de arte e cultura vileira, que também funciona como casa e trabalho para Mariri. Na sua arte, ela fala sobre ancestralidade, educação ambiental e consumismo.

Uma das obras de Mariri que mais se destacou na primeira edição gaúcha da feira de negócios e empreendedorismo, que ocorreu no início de setembro, foi “A Vila Vive em Mim”. Ela é inspirada no pequeno Vinícius, de 10 anos, morador da Vila Resistência e frequentador assíduo do Ateliê Griô.

POR MAIS ARTE & RESISTÊNCIA

Recentemente, também foi lançada uma campanha de financiamento para realizar um antigo sonho da comunidade da Vila Resistência: concluir a construção de uma escolinha e centro de cultura comunitária, que irá buscar a construção de uma educação sensível, diversa e antirracista na periferia. O objetivo é formar sujeitos conscientes de sua história e ancestralidade e que não reproduzam um sistema racista e desigual.

Conforme a comunidade, a Escolinha Comunitária Elena Quinteros também pretende ser um espaço de fortalecimento psicológico e mental e apresentar outras perspectivas para as crianças e jovens, por meio de uma educação emancipatória, buscando o fortalecimento das identidades a partir do território, da sensibilidade, da autonomia, do respeito e da diversidade. 

É possível ajudar a tirar esse sonho do papel por meio da "vaquinha" na plataforma Catarse, que tem a meta de arrecadar R$ 50 mil. A campanha fica aberta até março de 2024.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lista de projetos habilitados na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria de 2024 já está disponível; confira Anterior

Lista de projetos habilitados na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria de 2024 já está disponível; confira

Artista mais escutada do ano no Brasil pelo Spotify fará show em Santa Maria em 2024 Próximo

Artista mais escutada do ano no Brasil pelo Spotify fará show em Santa Maria em 2024

Cultura