comunidades do interior

Recuperação das barragens de Faxinal do Soturno é concluída

Foto: Prefeitura de Faxinal do Soturno
Servidores na Barragem do Tope, no Rio Mello. Na localidade, foram usadas quatro cargas de concreto

Após cerca de quatro meses de trabalho, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Faxinal do Soturno concluiu o cronograma inicial de recuperação de barragens do interior. Nesta semana, foi finalizada a barragem do Tope, no Rio Mello, na localidade Sítio dos Mellos. Outras quatro passagens também receberam melhorias desde o mês de janeiro. As obras foram viabilizadas com recursos do município e custaram R$ 150 mil. A mão de obra foi da própria secretaria.

Perdas pela estiagem ficaram acima da média do RS na Região Central

A principal alteração na Barragem do Tope foi o alongamento em, aproximadamente, 15 metros. Também foram feitas novas vigas nas laterais, para sustentação da estrutura e concretagem das pedras, que dão segurança para a travessia, além de reparos em buracos que a água fez ao longo dos anos. Nesta barragem, foram utilizados 30 metros cúbicos de concreto.

Conforme o secretário de Obras e Serviços Públicos, Clóvis Benetti, o trabalho só foi possível em razão da estiagem, que baixou o nível da água dos rios Mellos e Soturno.

- Era uma demanda de mais de 20 anos. Serão beneficiados, especialmente, os agricultores que utilizam essas barragens para o escoamento da produção - explica Benetti.

Leia mais notícias sobre Faxinal do Soturno

As outras barragens que foram recuperadas são a dos Dal Ongaro, dos Montagner e do Mosquito, todas no Rio Soturno, em Linha Nova Palma, e a Barragem do Pique, no Rio Mello, em Sítio dos Mellos.

Ainda de acordo com Benetti, estuda-se a possibilidade de ampliação do projeto para incluir mais duas barragens que precisam ser recuperadas, uma na Linha Colonial e a outra em Linha Guarda Mor.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Faxinal do Soturno é a primeira cidade da Quarta Colônia a ter semáforos

Próximo

Homem morre após tombar com caminhão na ERS-149

faxinal do soturno