enem 2021

Segundo dia do Enem é marcado por movimento calmo e boas expectativas para a prova

BATCH

Fotos: Eduardo Ramos

Neste domingo, aconteceu a aplicação das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Santa Maria, a movimentação dos participantes foi tranquila. Nesta prova, foram 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

Na Escola Estadual de Ensino Médio Manoel Ribas, o Maneco, o movimento era bastante tranquilo. Antes do meio-dia, horário marcado para a abertura dos portões, cerca de 10 pessoas aguardavam para entrar no prédio. Maria Eduarda Rodrigues, de 18 anos, chegou cedo e aproveitou o tempo de forma bastante tranquila. É a primeira vez que a estudante da escola Princesa Isabel, em Arroio do Só, faz o Enem.

- Cheguei aqui bem cedo para não correr riscos. Pretendo e preciso tirar uma boa nota e estudei bastante para estar aqui. Então, estou tranquila - diz Maria Eduarda.

O retorno do samba será na antiga estação

Próxima ao Maneco, a Escola João Belém foi também local de provas. O estudante Clediney Gonçalves, 21 anos, que pretende cursar Educação Física, foi o primeiro a chegar, antes mesmo da abertura dos portões. Preparado com caneta preta, documento, lanches e água, Clediney estava com boas expectativas especialmente para a prova de Matemática.

- A expectativa para as questões de Matemática são boas porque tenho afinidade com os números. Mas quando penso em Física, Química e Biologia o nervosismo bate - brinca Clediney.

Caso Rodin: processo administrativo inocenta Sarkis e outros servidores da UFSM

Familiares e amigos também acompanharam os participantes do Enem 2021. Fernanda Flores, mãe da Bibiana Flores, 17 anos, trouxe a filha ao local de prova e permaneceu do lado de fora do prédio para dar apoio. É a primeira vez que a adolescente realiza a prova. O objetivo é se autoavaliar e conhecer a prova que é o primeiro passo para ingressar em cursos do Ensino Superior e Técnico.

- A Bibiana decidiu participar para conhecer as questões, sem pressão nenhuma. E vim acompanhar para dar força e deixar ela ainda mais tranquila - explica Fernanda.


A Universidade Franciscana (UFN) foi um dos poucos locais de prova que tiveram movimento intenso. Perto das 13h, horário de fechamento dos portões, algumas pessoas apressaram o passo para conseguir entrar no prédio a tempo.

COMPARAÇÃO

Os candidatos também falaram sobre a realização das provas do primeiro dia do Enem. Para Patrícia Maciel, 26 anos, fazer as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação foi uma experiência muito cansativa. Em razão do atendimento especializado, Patrícia solicitou tempo adicional para a realização da prova.

- Foi extremamente cansativo. Pude solicitar o tempo adicional e terminei a prova perto das 20h. Saí da sala muito cansada, mas felizmente consegui realizar uma boa prova - explica Patrícia.


A participante do Enem 2021 já realizou o exame outras vezes e chegou a cursar Farmácia. No entanto, o objetivo agora é outro. Patricia quer se formar em Educação Especial ou Sociologia.

Intervenção com 242 cruzes, caminhada e vigília em frente à boate marcam último ato antes de júri

Para o aposentado Gustavo Toledo, de 54 anos, que realizou o Enem na Escola Básica Estadual Cícero Barreto, as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação mostraram questões críticas e bem interessantes. Para ele, as questões de hoje exigem outro tipo de conhecimento.

- Achei muito interessante, até o tema da Redação nos fez pensar. Já hoje exige conhecimento de fórmulas e raciocínio lógico, então é preciso ter tranquilidade - diz

DIFERENÇAS NA PROVA

Para Patrícia Maciel, foi possível ver diferença em relação às provas de anos anteriores. No entanto, segundo ela, outras melhorias poderiam ter sido aplicadas.

 - Está diferente, mas poderia mudar para melhor, ou seja, ter melhoria a favor dos participantes que passam horas realizando a prova, até porque estamos em pandemia - conta Patrícia.


Já para Gustavo Toledo, o anúncio de possíveis mudanças gerou uma expectativa que não correspondeu à realidade.

- Achei que teriam mudanças drásticas. Até se percebe algumas coisas como contexto e temática, mas sem grandes diferenças. Na prova de hoje quero ver se também será assim ou se estará muito diferente dos anos anteriores - comenta Gustavo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

TAGS: enem 2021,
Plantão