enem 2021

Em Santa Maria, participantes do Enem 2021 falam sobre o alívio após término da prova

Leandra Cruber


Fotos: Eduardo Ramos

Neste domingo, aconteceu a aplicação das provas do segundo dia do Enem. Em Santa Maria, a movimentação dos participantes foi tranquila. Neste segundo dia, foram 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (física, química e biologia).

Às 15h30, conforme terminavam as provas, os participantes começaram a sair. Na Universidade Franciscana, jovens risonhos representavam o clima de alívio após a realização das provas do Enem 2021.

Segundo dia do Enem é marcado por movimento calmo e boas expectativas para a prova

Para a estudante de Letras Isadora Hoppe, 19 anos, o segundo dia de provas foi tranquilo e mais prático.

- Hoje teve menos textos e as questões foram mais práticas, então consegui fazer mais rápido e cansar um pouco menos que em relação ao primeiro dia de provas - diz Isadora.

Assim como Isadora, o estudante Mauro Hemanuel Fruhauf da Rosa, 18 anos, sentiu que as questões aplicadas hoje foram mais dinâmicas. No entanto, ele explica que a interpretação de texto se fez necessária.

- Senti que foi mais tranquilo em relação à primeira prova, teve menos texto. Mas, mesmo assim, achei que as questões eram interpretativas, então foi importante ter tempo para a leitura - explica Mauro.

Finais do Municipal de Basquete são adiadas

Apesar do clima de tranquilidade e descontração, o exame foi cansativo. Com o objetivo de cursar Zootecnia, o estudante Guilherme da Silva, 20 anos, diz que a prova foi extensa e complicada.

- Já esperava que fosse difícil, principalmente pelo nível do Enem. E foi cansativo por ser uma prova extensa. Mas estou bastante tranquilo, ter estudado e finalizado as provas já é motivo de felicidade - conta o estudante.


Alguns pais também ocupavam as calçadas na UFN no aguardo da saída dos filhos Sentados em cadeiras de praia, o pedreiro Adriano Endler, 41 anos, e a vendedora Daniela Escobar, 40 anos, chegaram às 11h e aguardavam ansiosos a filha Ranniely Escobar, 19 anos, que ainda estava em prova. Para a mãe Daniela, esperar foi uma forma de apoiar e demonstrar orgulho da filha.

- Estamos torcendo para que ela tenha uma boa nota. É muito importante vir, ajudar e incentivar eles no estudo, eles se sentem mais seguros - diz Daniela.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação, os gabaritos oficiais serão liberados até a próxima quarta-feira (dia 1º), assim como os cadernos de provas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Plantão