investigação

Vingança pode ter motivado assassinato de menino de 10 anos em Santiago

João Pedro Lamas

Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A faca que o adolescente teria usado para cometer o crime

A Polícia Civil suspeita que vingança pode ter motivado o assassinato de João Vitor Mendonça Severo, 10 anos, em Santiago. Ele foi atacado com golpes de faca dentro de casa, enquanto dormia, na última sexta-feira, e morreu no sábado. Um adolescente de 17 anos é apontado pela polícia como responsável pelo crime. 

Conforme a investigação, testemunhas sinalizaram que o adolescente já tinha invadido a casa e furtado objetos em pelo menos duas ocasiões. Além disso, uma dessas testemunhas teria encontrado ele na rua, ocasião em que teriam discutido. A testemunha teria dito ao adolescente que não tentasse atacar a casa mais uma vez. Ele já havia sido responsabilizado, judicialmente, pelos furtos. Não se sabe ao certo o que o adolescente teria dito em resposta, pois ele nega que esse encontro tenha acontecido.

O que se sabe com certeza é que no dia do crime, poucas horas antes de a casa ter sido invadida, alguém teria quebrado as patas do cachorro da família, situação que, de acordo com a polícia, reforça a hipótese de vingança. O adolescente não teria invadido a casa para furtar objetos, já que nada desapareceu, mas por rancor de ter sofrido uma penalidade - no entanto, não se sabe se o assassinato foi premeditado, ou seja, se o suspeito planejou o crime.

Morre criança esfaqueada dentro de casa em Santiago

Poucas horas depois, o adolescente teria invadido a casa e atacado a criança. Em outro quarto do imóvel estava um familiar que cuidava de Severo enquanto sua mãe trabalhava. Esse familiar acordou com os gritos da vítima, foi até o quarto onde estava, viu que ele tinha sido ferido e correu para a rua pedindo socorro. Foi nesse momento que teria flagrado o adolescente, que estaria fugindo.

A informação foi repassada para a Brigada Militar (BM), que conseguiu apreender o adolescente e levá-lo para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde negou, em depoimento, envolvimento no crime.

Em paralelo a esses acontecimentos, a criança recebia socorro e era levada para o Hospital de Caridade de Santiago. Ela foi transferida em seguida para Passo Fundo devido à gravidade dos seus ferimentos. O menino foi atingido na região do abdômen pelos golpes de faca. No Hospital São Vicente de Paulo, morreu.

O adolescente, ainda considerado suspeito de ter cometido o crime, foi internado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santo Ângelo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trio é preso após assaltar três pessoas em parada de ônibus em Santa Maria Anterior

Trio é preso após assaltar três pessoas em parada de ônibus em Santa Maria

Idosa é baleada pelas costas em Itaara Próximo

Idosa é baleada pelas costas em Itaara

Polícia/Segurança