protesto

VÍDEO: detentos da Pesm fazem greve de fome para reivindicar retorno das visitas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Mais de 40% dos apenados da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) aderiram a uma greve de fome para reivindicar a volta das visitas de familiares. O movimento, que teve início na segunda-feira, é pacífico e foi incentivado por outros atos pelo Estado. 

Atividades coletivas estão vetadas novamente em Santa Maria

Conforme relatos de parentes dos presos, os detentos estão sem receber visitas há mais de sete meses - desde a segunda quinzena de fevereiro. Uma das reivindicações é a volta da cantina - momento em que os familiares entregam alimentos na penitenciária. Outra queixa dos parentes diz respeito ao fato de eles não terem notícias sobre os apenados.  


De acordo com o delegado regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Anderson Prochnow, a Pesm tem, aproximadamente, 920 detentos. Desses, 450 apenados de cinco das oitos galerias da penitenciária aderiram à greve. Conforme o delegado, a cantina não foi suspensa durante a pandemia, assim como nunca teria faltado materiais de higiene.  

- Está ocorrendo um movimento, felizmente pacífico, em todo o Estado do Rio Grande do Sul. No âmbito da segunda região, nós temos o movimento na Penitenciária Estadual e no Presídio Regional de Santa Maria, e no Presídio Estadual de Santiago, onde os apenados optaram por não receber, no dia de hoje, o café da manhã alegando que desejam o retorno das visitas - explica Prochnow.  

Jovem é assassinado a tiros no interior de São Pedro do Sul

PREVISÃO  

Na última sexta-feira, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) divulgou um plano que prevê a retomada de visitas nos presídios gaúchos. Uma nota técnica prevê a suspensão até o dia 15 de outubro. A partir disso, as visitas podem ser retomadas ou o prazo prorrogado.

A decisão de liberação tem por base um plano de retorno gradual e controlado. Segundo a nota técnica, quando as visitas forem retomadas, um questionário será aplicado aos visitantes e a febre será medida no ingresso a casas prisionais. 

- Já fizemos uma reunião com nossos diretores agora pela manhã para que comuniquem aos apenados de que as visitas serão retomadas mediante protocolos, o que já está no site oficial desde a data de ontem - frisou o delegado regional. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bombeiros e policiais participam de aniversário e realizam sonho de criança

Jovem é assassinado a tiros no interior de São Pedro do Sul Próximo

Jovem é assassinado a tiros no interior de São Pedro do Sul

Polícia/Segurança