insegurança

VÍDEO: moradores fazem protesto para pedir segurança em Mata

Foto: Álvaro Taschetto (divulgação)
População carregava cartazes com a frase "socorro! queremos segurança" escrita 

Depois de serem acordados pelo ataque de bandidos na madrugada de quarta-feira, os moradores de Mata saíram às ruas na manhã desta quinta-feira para pedir por segurança. Em pouco mais de um mês, foi a segunda vez que uma quadrilha atacou agências bancárias e estabelecimentos comerciais do município.  

Comerciantes, bancários, alunos, professores e toda a comunidade fizeram uma caminhada pela Rua do Comércio até a Praça da Matriz, às 9h, com cartazes e gritos pedindo por policiamento no município. Conforme o prefeito, na cidade há apenas cinco policiais militares que trabalham do meio-dia a meia-noite. Durante doze horas, a cidade fica sem segurança.  

- A gente está pedindo por segurança porque, além de ser dever do governo, é um direito nosso - conta uma moradora.  

ATAQUES AO COMÉRCIO 
Na madrugada desta quarta-feira, bandidos atacaram duas agências bancárias, duas lojas, uma lotérica e um clube recreativo, por volta das 3h30min no município de Mata, com cerca de 5 mil habitantes. Desta vez, eles não usaram explosivos, como no ataque aos bancos do dia 1 de fevereiro, mas quebraram os vidros com disparos de arma de fogo e marretas 

A quadrilha roubou um revólver e um colete balístico da equipe de segurança do Sicredi; celulares, um notebook e uma motoserra da loja Becker; dinheiro do Clube Matense e cerca de R$ 400 da lotérica. Logo após, eles fugiram.  

Leia mais sobre o ataque na cidade 
Quadrilha ataca bancos, lojas, lotérica e clube em Mata
Moradores se abraçam a parentes na hora do ataque 

VÍDEO: imagens flagram bandidos entrando na lotérica e destruindo o local 

CIDADE SEM SERVIÇOS BANCÁRIOS 
A população de Mata está sem atendimento bancário. As agências do Banrisul e do Banco do Brasil ainda estão sendo consertadas do último ataque em 1º de fevereiro. Agora, a agência do Sicredi também está sem funcionar. As cidades mais próximas são São Vicente do Sul e São Pedro do Sul. 

O QUE DIZ A BM 
Em nota oficial enviada para o programa Atualidades, da Rádio Gaúcha, na manhã desta quarta-feira, o comandante-geral da Brigada Militar, o coronel Andreis Silvio Dal'Lago, afirmou que a corporação é sensível à demanda do prefeito e reconhece as dificuldades dos pequenos municípios. Na nota, o comandante afirmou que já tem aprovação da Secretaria Estadual de Segurança para o reforço na segurança no interior com a formação dos novos policiais militares, em abril.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Tio e sobrinho são presos por tentar matar homem em Formigueiro

Polícia desvenda autoria de assassinato de taxista por meio de vídeo de WhatsApp Próximo

Polícia desvenda autoria de assassinato de taxista por meio de vídeo de WhatsApp

Polícia/Segurança