Foto: Divulgação Policia Civil
Uma mulher morreu e outras duas ficaram feridas após serem atingidas por um Porsche 911 Carrera, com placas de Santa Maria, durante um evento automobilístico na cidade de Grão-Pará, em Santa Catarina. O acidente ocorreu na noite de sexta-feira (22), por volta das 18h30min, durante uma arrancada promocional de um evento de carros esportivos. A vítima fatal foi identificada como Patrícia Oening Foss, que era balconista.
📲 Fale com a CDN e mande sua pauta
A investigação sobre o atropelamento tenta apurar se houve uma possível combinação de falha humana e negligência na segurança por parte dos organizadores. De acordo com o boletim de ocorrência, o condutor, um santa-mariense de 37 anos, teria perdido o controle do veículo, ultrapassado uma área de escape e se chocado contra uma grade de proteção, avançando sobre os espectadores.
O que aponta a investigação
Segundo a delegada responsável pelo caso, Jucines Dilcineia Ferreira, a perícia inicial descarta falha mecânica no veículo. O motorista foi preso em flagrante, mas solto após pagar uma fiança de R$ 5 mil. O teste do etilômetro realizado no condutor deu negativo para o consumo de álcool.
Um dos pontos da apuração é a regularidade do evento. Segundo a delegada, os organizadores não possuiriam o alvará da Polícia Civil, documento que, segundo ela, exigiria a presença de ambulâncias e um plano de segurança mais robusto no local.
O que diz a defesa do motorista
Em nota enviada ao Diário na tarde deste sábado (23), a defesa do motorista, representada pelo advogado Rodrigo Oliveira de Camargo, lamentou profundamente o acidente e afirmou que o condutor é um piloto federado no Rio Grande do Sul.
As outras duas vítimas, Eliete Zanelato Bágio e Denize Redivo Bussolo, sofreram lesões leves.
VÍDEO:
Nota da defesa do motorista na íntegra
O motorista e seus familiares lamentam profundamente o trágico acidente ocorrido no Subida da Montanha, evento de exibição automobilística ocorrido em Grao-Para/SC, que levou à óbito Patrícia Oening Foss e lesionou outras duas pessoas.
Lamentavelmente, em um ambiente que deveria ser altamente controlado, pessoas estavam aglomeradas em uma área de escape, causando um acidente que causa profunda dor em todos os envolvidos. O motorista prestou imediato socorro às vítimas, esclarecimentos à autoridade policial e não se furtará, por intermédio de sua de defesa, de apresentar todos os elementos para o total esclarecimento dos fatos. Rodrigo Oliveira de Camargo
O motorista, que é piloto federado no Rio Grande do Sul, contratou uma experiência chancelada pela federação catarinense de automobilismo e, durante a exibição de aceleração, ocorreu o trágico acidente em razão de circunstâncias que serão reveladas no curso da investigação, após os exames técnicos.
OAB/RS 67.514
Nota da Prefeitura de Grão-Pará na íntegra
A Prefeitura de Grão-Pará vem por meio desta apresentar esclarecimentos a respeito do grave acidente ocorrido por volta das 18h30min, do dia 22 de agosto de 2025, durante o evento privado Subida da Montanha, na Rua Nereu Ramos, no centro do Município de Grão-Pará. [...] Diante do ocorrido, o Município de Grão-Pará se solidariza com as famílias das vítimas e as pessoas envolvidas neste momento de dor, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários.
Nota do evento
“A organização da Subida de Montanha de Grão-Pará informa que, durante o evento de apresentação dos carros participantes, realizado nesta sexta-feira, 22 de agosto, ocorreu um acidente que infelizmente resultou em vítimas.
O atendimento foi imediato e todas as pessoas envolvidas já receberam socorro adequado. No momento, aguardamos o boletim oficial das autoridades de saúde e segurança. Paralelamente, nossa equipe está atuando diretamente no acolhimento às vítimas e seus familiares, garantindo todo o suporte possível neste momento delicado.
É importante destacar que a Subida de Montanha de Grão-Pará foi realizada com as devidas autorizações municipais, estaduais e desportivas, cumprindo os trâmites legais e de segurança exigidos. Em respeito à gravidade da situação, nossa equipe decidiu cancelar todas as atividades relacionadas à edição deste ano do evento.
Manifestamos nossa solidariedade às vítimas, suas famílias e a todos os envolvidos, e agradecemos à comunidade, às autoridades e às equipes de emergência pelo pronto apoio.“