Seis pessoas são presas em Santa Maria durante a operação para combater homicídios

Seis pessoas são presas em Santa Maria durante a operação para combater homicídios

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

A Operação Lei Máxima foi concluída em Santa Maria, nesta sexta-feira (22), com seis pessoas presas. A ação teve como foco o combate a homicídios no interior do Rio Grande do Sul, com mandados cumpridos em diferentes bairros da cidade.

Ao todo, foram executadas 14 ordens judiciais, sendo nove mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e um de prisão temporária. As ações ocorreram nos bairros Nova Santa Marta, Camobi, Km 3, Juscelino Kubitschek, Passo D’Areia e Salgado Filho. A ofensiva mobilizou cerca de 50 policiais da 3ª Região Policial, além do apoio do 2º Batalhão de Choque da Brigada Militar, com utilização de cães.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As prisões estão ligadas a cinco investigações de homicídios, três deles consumados e duas tentativas. O primeiro caso investigado é o assassinato de Alex Sandro Medeiros da Cruz, 43 anos, morto a tiros na noite de 18 de junho, no Bairro Juscelino Kubitschek. Conforme a Polícia Civil, três suspeitos foram apontados como executores. Dois homens, de 31 e 27 anos, ambos com antecedentes criminais, foram presos preventivamente. Um terceiro, de 25 anos, foi detido temporariamente. Nesse mesmo inquérito, também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, dois deles em residências de líderes da facção envolvida no crime. Segundo a investigação, o suspeito de 31 anos também teria participação no homicídio de um homem encontrado dentro de uma geladeira, às margens da BR-287, próximo ao antigo campus da Ulbra, em junho deste ano.

O segundo caso é, justamente, o homicídio de Guilherme Fernandes Souza Ribeiro, 18 anos, encontrado sem vida dentro de uma geladeira no dia 20 de junho. O corpo apresentava sinais de estrangulamento com um pedaço de mangueira de jardim. A investigação apurou que a morte ocorreu, na tarde do dia 19, no Bairro Juscelino Kubitschek. No mês seguinte, em 17 de julho, um dos autores foi preso. Ele seria responsável por transportar a vítima em uma carroça. Agora, nesta sexta-feira, um segundo envolvido, de 21 anos, e com antecedentes policiais, foi preso preventivamente.

Outro crime esclarecido pela operação foi o homicídio de André Luis dos Santos, 23 anos, morto na madrugada de 13 de julho, no Bairro Passo D’Areia. O autor dos disparos, um jovem de 19 anos, foi preso preventivamente. De acordo com a Polícia Civil, ele também é investigado por uma tentativa de homicídio registrada no dia 1º de julho, no Bairro Nossa Senhora do Rosário. Na ocasião, ele teria tentado matar o responsável por um feminicídio ocorrido horas antes, na mesma data.

A quinta investigação está relacionada a uma tentativa de homicídio ocorrida na madrugada de 16 de julho, no Bairro Camobi. Um homem de 38 anos foi baleado após um suspeito, que se passou por policial, forçar a janela de sua residência e atirar contra ele. A vítima foi atingida no ombro e de raspão na cabeça, mas conseguiu escapar. Nesse caso, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências localizadas em Camobi e no Km 3.

Durante os cumprimentos, no Bairro Juscelino Kubitschek, a polícia também prendeu em flagrante um homem de 28 anos por tráfico de drogas.

Após os procedimentos de registro das ocorrências, os presos foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria e ficam, agora, à disposição da Justiça.

De acordo com o delegado Adriano De Rossi, que coordenou a operação na cidade, a ação representa um recado direto contra o crime organizado:

– A Operação Lei Máxima representa uma resposta enérgica e integrada da Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, constituindo uma ação cirúrgica e de força máxima contra o crime organizado em Santa Maria. Ao prender indivíduos responsáveis por homicídios que abalaram a comunidade e mirar diretamente nas lideranças de facções, as forças de segurança enviam uma mensagem clara: crimes contra a vida não serão tolerados e a resposta do Estado será sempre firme, qualificada e implacável – destacou o delegado.

Além de Santa Maria, a Operação Lei Máxima também foi realizada em Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande, sob coordenação das Delegacias de Homicídios do Interior e supervisão da Divisão de Homicídios do Interior (DHI), chefiada pelo delegado Thiago Carrijo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em Cruz Alta Anterior

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em Cruz Alta

Jovem de 22 anos é preso com pistola, faca e aparelhos celulares em Santa Maria Próximo

Jovem de 22 anos é preso com pistola, faca e aparelhos celulares em Santa Maria

Polícia/Segurança