cercamento eletrônico

Santa Maria ganha três novos controladores de velocidade

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Deni Zolin (Diário)
Na manhã desta quarta-feira, trânsito na Avenida Medianeira ficou em meia pista para instalação de controladores

Até o final deste mês, Santa Maria irá contar com oito pontos com controladores de velocidade nas principais vias. Nesta semana, equipes da prefeitura instalam três novos. Dois ficam na Avenida Medianeira, um na esquina com a Barão do Triunfo e outro na esquina com a Duque de Caxias, e um terceiro será instalado na esquina das avenidas Presidente Vargas e Borges de Medeiros. Depois da instalação, ainda é preciso seguir alguns passos para ajustar e configurar o equipamento, além da aferição. Outros cinco controladores de velocidade, que já existem em ruas e avenidas da cidade (veja abaixo) já estão instalados. 

Em até 10 dias, obras do Calçadão serão retomadas

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi, os controladores, que fazem parte do projeto de cercamento eletrônico que começou a ser implementando no final de 2019, serão utilizados em duas frentes de trabalho: na segurança pública e na segurança viária.

CONTROLADORES VÃO MULTAR?
Por enquanto, os equipamentos vão apenas coletar dados, como quantidade de veículos que trafegam diariamente e também a velocidade, e ainda não serão usados para multar os motoristas. Esses dados, que serão coletados de todos os oito pontos, vão compor a segunda etapa, que consiste na elaboração de um estudo que será a base para a definição de políticas para a diminuição de acidentes e crimes, como as autuações, que devem começar ainda em 2021, segundo a prefeitura informou à reportagem. 

- Agora a gente vai compor toda a parte de cercamento eletrônico, a atividade voltada à segurança pública, com o controle de veículos, avaliação da condição do veículo e análise, como por exemplo se ele foi usado em algum crime ou foi furtado. Concomitantemente a gente também faz uma análise de tráfego e trânsito, principalmente voltada a quantidade de veículos entrando e saindo do município, a velocidade e outras necessidades - explica Ponsi. 

Santa Maria chega a 155 óbitos por Covid-19

ONDE SÃO OS PONTOS

  • Avenida Medianeira com a Duque de Caxias
  • Avenida Medianeira com a Barão do Triunfo
  • Avenida Presidente Vargas com a Borges de Medeiros
  • Avenida Walter Jobim
  • Avenida Hélvio Basso
  • Avenida João Luiz Pozzobom
  • Avenida Dores com a General Neto
  • Avenida Rio Branco com a Vale Machado

COMO FUNCIONAM

O monitoramento é feito em tempo real, 24 horas por dia durante sete dias na semana, de dentro da Central Integrada de Operações Policiais (Ciosp). A responsável é a empresa Vigillare Sistema de Vigilância, que venceu o pregão eletrônico da prefeitura. 

O projeto de cercamento eletrônico inclui, além de o sistema de videomonitoramento, sistemas de alarmes monitorados e controle para acesso para as unidades de saúde, rastreamento veicular, controle de acessos, serviço mensal de horas de desenvolvimento, entre outros. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pedestre é esfaqueado por trio em Santa Maria

Próximo

Mulher é detida por tráfico de drogas em Santiago

Polícia/Segurança