operação canguçu

Polícia prende líder de quadrilha que atacou banco em Dilermando de Aguiar

Camila Gonçalves

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

A Polícia Civil cumpriu seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão em Santa Maria e em outras quatro cidades do Estado, nesta quarta-feira, dentro da Operação Canguçu. A ofensiva é um resultado da investigação a um roubo na agência do Banco do Brasil em Canguçu, no dia 5 de julho. A partir do crime, que envolveu seis suspeitos, a polícia passou a ligar outros ataques ao grupo criminoso, um deles em Dilermando de Aguiar, na Região Central, no dia 8 de agosto. A organização teria realizado ainda dois ataques em Farroupilha, no dia 21 e 28 de julho; um ataque em Arroio do Padre, no dia 21 de julho; e um em São Valério do Sul, no dia 31 de julho. Ao todo, 13 pessoas foram indiciadas pela série de fatos. Um deles foi preso na cidade de Farroupilha.  

MP solicita que bebê abandonada seja encaminhada a uma instituição de acolhimento

A Polícia teria alcançado os demais tentáculos da organização a partir da prisão de seis envolvidos no roubo à Dilermando de Aguiar, entre 9 a 11 de agosto, no interior do município, na localidade de Pau Fincado. Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, nas cidades de Farroupilha, São Miguel das Missões, Eugênio de Castro, Santa Maria e Lajeado. As diligências foram realizadas pela 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ªDR), pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), pela Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Maria e pelas Delegacias de Polícia dos municípios que participaram do trabalho.

De acordo com a delegada titular da Defrec de Santa Maria, Alessandra Padula, na cidade não havia alvos da associação. Os policiais cumpriram um mandado de prisão na casa de um dos suspeitos, na Rua Ernerto Beck, no Bairro Passo D'Areia, que está detido preventivamente na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Foram apreendidos, na casa dele, documentos, extratos bancários, joias e bijuterias.

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Esta semana, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Maria, também deflagrou a Operação Primavera Protegida, em combate aos crimes sexuais e de violência doméstica em Santa Maria. As ações resultaram na prisão preventiva de cinco pessoas, três por descumprimento de medidas protetivas, um por ameaça e um por tentativa de feminicídio. A tentativa de feminicídio ocorreu no dia 5 de setembro, no bairro Nova Santa Marta. O suspeito teria ferido a sogra com golpes de facão na cabeça. No momento do ataque, a vítima estava com o filho do homem no colo, um bebê de 2 meses. 

Os homens presos por descumprimento de medidas protetivas respondiam inquéritos policiais pelos crimes de lesão corporal e ameaça, praticados contra as ex-companheiras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem que agrediu mulher na Bozano é ouvido e liberado Anterior

Homem que agrediu mulher na Bozano é ouvido e liberado

Conselheira tutelar denuncia agressão de policial militar em Tupanciretã Próximo

Conselheira tutelar denuncia agressão de policial militar em Tupanciretã

Polícia/Segurança