criminalidade

Polícia Civil alerta para golpe do cartão de crédito em Santa Maria

Michelli Taborda

A Polícia Civil de Santa Maria divulgou, nesta quinta-feira, um alerta para evitar que mais pessoas caiam em um golpe que está sendo feito na cidade. Conforme o delegado regional, Sandro Meinerz, foi constatado um aumento no registro desse tipo de ocorrência desde a última terça-feira. As vítimas relataram que o golpe está sendo aplicado por telefone.

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Durante a ligação, alguém informa ser da área de segurança do Banco do Brasil e pede para que a vítima confirme se fez uma compra nas Lojas Americanas, referindo um determinado valor. Quando a vítima nega ter feito a compra, o golpista informa que houve uma fraude e precisa que a pessoa digite a senha de seis dígitos de seu cartão de crédito, após um bip (som), além de fornecer nome e número da conta.

Assim que a senha é digitada no teclado numérico do telefone, o golpista pede para a pessoa ligar para o telefone que consta no verso do cartão, sem desligar a chamada atual. Dessa forma, quando a vítima liga e alguém atende, acredita estar falando com alguém do banco e é orientada a passar informações sobre os números do cartão. Em seguida, o golpista afirma que um funcionário da área de segurança do banco irá até a casa da vítima apanhar o cartão, devendo a vítima colocar o cartão em um envelope e lacrá-lo.

A vítima também é orientada a não ligar para o banco, pois funcionários estariam envolvidos e isso atrapalharia as investigações. Na sequência do esquema, uma pessoa vai até a residência da vítima para apanhar os cartões, passando a fazer compras e saques com os mesmos.

O delegado Sandro Meinerz esclarece que os bancos não ligam e não enviam mensagens solicitando senhas para os clientes. Além disso, a Polícia Civil pede para que senhas não sejam fornecidas ou digitadas durante ligações ou por meio de formulários de links recebidos em e-mails. O cliente também não deve entregar seus cartões a terceiros, pois os bancos não buscam cartões de clientes.

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Dúvidas sobre compras não efetuadas podem ser esclarecidas junto à agência bancária onde o cliente possui a conta corrente. 

Caso alguém tenha caído no mesmo golpe, deve procurar a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), que fica na Rua dos Andradas, ou outra mais próxima de sua casa para comunicar o caso à Polícia Civil.

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