operação sangrando

PF desarticula ação que fornecia auxílios do INSS a falsos beneficiários da região

A Polícia Federal (PF) desarticulou, na manhã desta quinta-feira, uma ação criminosa que fornecia auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez a falsos beneficiários em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Entre os envolvidos estão quatro pessoas de Tupanciretã e Cruz Alta. O perito médico previdenciário, que concederia os benefícios, foi preso temporariamente em Blumenau. 

Suspeito de matar homem a tiros em Santa Maria é preso

De acordo com a Polícia Federal, a Operação Sangrando cumpriu 10 mandados de busca e apreensão nas duas cidades da Região Central e em Blumenau (SC). As investigações começaram em 2017, e apuraram que o perito realizaria atendimentos a pessoas específicas fora da agenda oficial. As concessões dos benefícios eram feitas com dados falsos no sistema da Previdência. Muitos dos falsos beneficiários teriam algum tipo de relacionamento. Pelo menos 16 pessoas eram de uma mesma família. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos seja de R$ 3,5 milhões de reais. 

Em Tupanciretã e Cruz Alta, os mandados foram cumpridos nas casas das quatro pessoas que receberiam os benefícios irregulares. Eles serão indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos no sistema da Previdência e associação criminosa. 

Júri de acusado de matar ex-mulher a facadas em Santa Maria tem data marcada

A operação, que teve o nome como uma conotação ao prejuízo causado aos cofres públicos, que sangram com esse tipo de fraude, contou com o apoio de 44 policiais federais e dois servidores da Inteligência Previdenciária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Condenado por transporte ilegal de eleitores é preso em Rosário do Sul Anterior

Condenado por transporte ilegal de eleitores é preso em Rosário do Sul

Suspeito de matar homem a tiros em Santa Maria é preso Próximo

Suspeito de matar homem a tiros em Santa Maria é preso

Polícia/Segurança