Foto: Thaís Immig
Testemunhas que viram o acidente com o ônibus da turma do curso técnico de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ou chegaram ao local logo depois foram ouvidos por jornalistas do Grupo A Hora, de Lajeado, e relataram as primeiras informações do que teria ocorrido e também dos momentos de pânico.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo uma das testesmunhas, os relatos iniciais foram de que o ônibus estaria sem freio quando estava no topo do morro e teria descido um trecho de cerca de 400 metros desgovernado. A pista é asfaltada, mas não tem acostamento nem proteções metálicas na curva acentuada no final da descida.
– Ele perdeu o freio lá em cima. O motorista só falou: 'Se segurem e coloquem o cinto'. Ele já veio sem controle lá do topo do morro. Saltou por cima das árvores sem nem encostar. Atingiu uns 30 metros – descreveu uma testemunha que presenciou o acidente.
Outro morador que esteve no local contou que viu o desespero da hora do resgate, que foi dificultado porque o ônibus teria percorrido mais de 200 metros para fora do asfalto, por um trecho de grama e em meio a lavoura de milho. Depois, ao chegar na encosta, voou por mais 50 metros para frente e caiu lá embaixo, num desnível de cerca de 20 metros, ao lado de outra lavoura de milho. Foi quando capotou e tombou.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– A coisa lá em cima está feia, nem vá olhar. Um ônibus cheio de gente. O motorista tentou puxar o freio de mão, mas não adiantou. Desviou de um trator e acabou despencando. O motorista sobreviveu e pediu um celular para avisar alguém, mas mal conseguia falar.
Relembre o caso
Um ônibus com estudantes da UFSM caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, em uma estrada municipal perto da Rota do Sol, na região de Lajeado. Em uma curva, o veículo teria caído em uma ribanceira. Uma das possíveis causas do acidente foi a falha no sistema de freios do veículo.
Até o momento, sete pessoas morreram. As vítimas são seis mulheres e um homem, todos estudantes do curso técnico de Paisagismo da universidade. A excursão levava 35 alunos para o Cactário Horst de Imigrante. Outros 23 passageiros foram encaminhados para atendimento nos hospitais de Teutônia, Estrela e Lajeado.
Não há informação sobre a identidade de nenhum dos envolvidos até o momento.
Leia mais:
- Corpos de vítimas de acidente com ônibus da UFSM começam a ser retirados
- "Nunca tínhamos vivido um caso como esse, em 63 anos, na nossa instituição", afirma vice-reitora Martha Adaime sobre acidente com turma do Colégio Politécnico da UFSM
- Eventos em Santa Maria e no Estado são cancelados após acidente envolvendo um ônibus da UFSM