cuidado na internet

Mais de 200 mil brasileiros caíram no golpe de consulta do PIS pelo WhatsApp

da redação

Após a liberação do 7º lote do abono PIS/ Pasep, links maliciosos que supostamente oferecem a possibilidade para o usuário consultar se tem o direito de receber o benefício começaram a circular. O golpe, que atrai pessoas por meio de mensagens de WhatsApp, envia um link ao usuário e aparece uma página com texto dizendo que a Caixa Econômica Federal está liberando "PIS salarial pra quem trabalhou entre 2005 à 2018 no valor de R$ 1.223,20".

Logo após esse primeiro texto, o usuário é incentivado a responder três perguntas:  "Você trabalhou com carteira assinada entre 2005 a 2018?"; "Você está registrado atualmente?"; "Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?". Independente das respostas, a pessoa é direcionada para uma página na qual é incentivada a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp. 

O site especializado em segurança na internet, PSafe, informou que em 24 horas - entre a terça e quarta-feira - 200 mil pessoas já haviam caído no golpe.  O golpe foi identificado pelo dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança: 

- Esse golpe se aproveita de um tema muito importante para milhões de brasileiros e por isso o número de pessoas atingidas tende a ser cada vez maior. É justamente por esse potencial de volume de acessos que o cibercriminoso direciona todos os que caem no golpe para uma página criada por ele na qual gera ganhos financeiros ilegalmente por meio de publicidade. Contudo, o maior prejuízo é a desinformação de milhões de pessoas que precisam desse benefício e podem ser diretamente prejudicadas - comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

PARA NÃO CAIR EM AMEAÇAS
Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma ainda que é fundamental adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito pelo site www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br. Outras ações de segurança também disponibilizam a função anti-phishing (nome dado a prática de enviar links falsos). Uma delas é o aplicativo dfndr security, que além de antivírus alerta o dono do celular se existe algum tipo de ameaça como essa. 

A CAIXA ALERTA 
Por meio de assessoria de imprensa, a Caixa Econômica Federal esclarece que não envia mensagens sobre saques de benefícios sociais, como é o caso do PIS. No site e nas agências, o banco disponibiliza orientações de segurança com o objetivo de alertar seus clientes quanto ao risco de golpes, sejam eles por e-mails, WhatsApp, telefone ou sites falsos. Em caso de dúvidas, os clientes podem ligar para o 0800 726 0207.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem passa mão no corpo de jovem e alerta vai parar no WhatsApp Anterior

Homem passa mão no corpo de jovem e alerta vai parar no WhatsApp

Mulher fica ferida após cair de sacada de prédio em Agudo Próximo

Mulher fica ferida após cair de sacada de prédio em Agudo

Polícia/Segurança