segurança

Elite da artilharia militar se reuniu em Santa Maria para treinamento


Foto: Sd Henckes
Exercício de planejamento e coordenação de fogos do Exército em Santa Maria

Terminou nesta quinta-feira, em Santa Maria, o maior exercício de planejamento e coordenação de fogos do Exército. O exercício, denominado "Operação Ares 2018", ocorreu nas instalações do Simulador de Apoio de Fogo (Simaf) do Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), no Bairro Boi Morto, e contou com a participação dos comandantes de Artilharias Divisionárias, do comandante interino de Artilharia do Exército, coronel Carlos Rocha Thomaz, e de representações da ALA 4 da Força Aérea Brasileira (Santa Maria), do Comando de Operações Terrestres (Brasília-DF), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Rio de Janeiro), do Centro de Instrução de Mísseis e Foguetes do Exército (Formosa-GO) e de outras unidades de artilharia do país.

Consepro é instalado em Santa Maria

O treinamento, que começou na segunda-feira, incluiu o planejamento do apoio de fogo de uma operação militar complexa e a solução de problemas simulados, que levaram em consideração modernizações no sistema de preparação a partir das tecnologias incorporadas à artilharia brasileira, como a chegada de novos obuseiros M109 A5, adquiridos dos Estados Unidos neste ano.

A operação também usou a mesma tecnologia para simular voos de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). O equipamento foi usado para avaliar danos dos tiros de artilharia em alvos mais profundos, como parte dos estudos de viabilidade de incorporação dessa tecnologia aos grupos de artilharia modernos. O sistema de projeção permitiu exibir detalhes em 2D da manobra.

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto em São João do Polêsine

ARTILHARIA 
O Comando de Artilharia do Exército foi criado em 2014 para ser o responsável pelo sistema de mísseis e foguetes do Exército, podendo compor, em tempo de guerra, o Comando de Artilharia da Força Terrestre Componente, agregando diversos vetores de apoio de fogo e busca de alvos. Em 2020, está prevista a sua transferência definitiva para o Comando do Forte Bárbara, que está em fase final de construção, em Formosa-GO.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vereador de São Sepé é investigado por falsificação de CNH

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto em São João do Polêsine Próximo

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto em São João do Polêsine

Polícia/Segurança