Chefe de organização criminosa do Estado é preso na Argentina

Chefe de organização criminosa do Estado é preso na Argentina

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Após quase três anos foragido, o foragido mais procurado do Estado foi preso nesta sexta-feira (1º) na Argentina. Diego Dirnei Rodrigues, conhecido como Diego Rola, de 40 anos, foi capturado na cidade de Posadas, capital da província de Misiones, durante uma operação coordenada entre a Polícia Federal, a Polícia Civil gaúcha e autoridades argentinas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ele é apontado como um dos principais líderes de uma organização criminosa com atuação em diversos municípios do Rio Grande do Sul, com ramificações em outros estados e países. Contra ele, havia três mandados de prisão, entre eles um de sentença definitiva. Ele estava foragido desde outubro de 2022, quando rompeu a tornozeleira eletrônica que usava e fugiu para fora do país.

A investigação que resultou na prisão é fruto de cooperação internacional. De acordo com a Polícia Civil, o criminoso foi localizado em uma área central da cidade argentina, onde vivia com identidade falsa. Ele deverá ser extraditado para o Brasil nos próximos dias.

Histórico de crimes

Diego Rola tem extensa ficha criminal. É acusado de comandar o tráfico de drogas e ordenar ataques contra agentes públicos, como policiais e integrantes do Judiciário. Além disso, o grupo que ele lidera é investigado por homicídios, lavagem de dinheiro e outras ações violentas, com foco no domínio de territórios para o tráfico.


Em 2022, o Ministério da Justiça e Segurança Pública chegou a incluí-lo na lista dos criminosos mais procurados do país. Desde então, ele era considerado uma das prioridades das forças de segurança. A captura de Rola é considerada um duro golpe contra a cúpula da facção da qual fazia parte.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Jovem invade casa da ex-companheira em Santa Maria e acaba esfaqueado Anterior

Jovem invade casa da ex-companheira em Santa Maria e acaba esfaqueado

Depois de um ano da queda de avião com 62 mortos, ex-funcionário revela possível falha omitida Próximo

Depois de um ano da queda de avião com 62 mortos, ex-funcionário revela possível falha omitida

Polícia/Segurança