até 2022

4,4 mil profissionais serão nomeados para segurança pública no RS

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Itamar Aguiar (Palácio Piratini/ divulgação)
Anúncio de cronograma foi nesta manhã

O governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira, o cronograma para chamar aprovados em concursos públicos na área de segurança. Ao longo de três anos, 4.459 aprovados devem ser nomeados para compor quadros da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). 

O cronograma foi apresentado em entrevista coletiva no Palácio Piratini e prevê um chamamento gradual de novos servidores entre março de 2020 e março de 2022, levando em consideração as vagas remanescentes de concursos já prestados anteriormente.

Mulher agride policial e é baleada em Restinga Sêca

A Brigada Militar receberá 2.776 novos servidores (2.576 praças e 200 oficiais); no Corpo de Bombeiros Militar irão ingressar 351 servidores (50 oficiais e 301 soldados); na Polícia Civil, serão 882 chamados (100 delegados e 782 agentes), e a Susepe, por sua vez, agregará ao quadro 450 servidores (400 agentes penitenciários e 50 agentes penitenciários administrativos). No caso da Susepe, o planejamento estratégico de abertura de novas vagas pode acarretar em modificações do que está previsto, com aceleração de nomeações.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

SITUAÇÃO DO CONCURSO DO IGP

O concurso para o Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizado em 2017 foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por problemas relativos ao gabarito. Um grupo de trabalho formado por Secretaria da Segurança Pública, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Fundatec está cumprindo as deliberações do TCE para sanear o concurso, razão pela qual a PGE acredita que até o final do ano deva ter um parecer favorável da Corte pela liberação das novas nomeações.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em três anos, 4,4 mil profissionais serão nomeados para segurança pública

Homem é detido após briga no centro de Santa Maria Próximo

Homem é detido após briga no centro de Santa Maria

Polícia/Segurança