drenagem pluvial

VÍDEO: residencial do Bairro São José receberá obra para conter alagamentos

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A prefeitura de Santa Maria lançou, no início desta semana, um edital de licitação para execução da obra de drenagem pluvial no Parque Residencial Jardim Lindóia no Bairro São José. De acordo com o documento, o projeto proposto prevê a realização da rede de drenagem em galeria de concreto, cruzando a Rua Baden Powell e a praça situada entre as ruas "C" e Reginaldo Ribas, bem como a adequação de trecho do sistema existente que encontra-se em mau estado de conservação. A extensão total da intervenção é de aproximadamente 243 metros.

Uma das reclamações dos moradores é que o córrego que chega até a Rua Baden Powell escoa sobre a via pública, passando pela sarjeta até uma boca de lobo. Segundo o memorial descritivo do edital, esse córrego recebe águas pluviais e, possivelmente, esgoto cloacal das residências, sem o escoamento devido dos resíduos.

De acordo com a dona de casa Anita Oliveira da Rosa, 67 anos, que mora no local há quase 30 anos, o esgoto que corre a céu aberto transborda frequentemente em dias de chuva, por não ser canalizado, ocasionando alagamentos nos períodos de cheia.

- Além da água, isso aqui fica cheio de rejeitos. Faz anos que estamos batalhando, mas só jogamos dinheiro fora. Quando a rua alaga, ali naquele trecho, os pedestres têm que desviar aqui pela praça com água no tornozelo, porque ali é esgoto puro, não tem condições de cruzar - relata.

Conserto na rede de água deixa mais de 500 casas sem água em Santa Maria

Conforme o secretário interino da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner Oliveira da Rosa, foram os próprios moradores que doaram à prefeitura o projeto de arquitetura da obra para reparação do sistema de drenagem existente.

- Eles apresentaram ao Executivo, e nós analisamos, fizemos algumas alterações e, agora, a prefeitura fará a execução da obra. É uma parceria com os moradores. As ligações ali foram feitas erradas e, após a obra, serão duas redes separadas - disse.

Os envelopes com as propostas das empresas interessadas na obra serão abertos no dia 21 de fevereiro, às 10h. A contratada deve começar os serviços após cinco dias da emissão da ordem de serviço. O prazo para conclusão da obra - que está orçada em R$ 699.219,78 - é de 60 dias. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Projeto de moda negra feminina vai oferecer capacitação de corte, costura e modelagem

Avenida Presidente Vargas tem dois bloqueios nesta quinta-feira Próximo

Avenida Presidente Vargas tem dois bloqueios nesta quinta-feira

Geral