volta das atividades

VÍDEO: data de retorno das aulas nos CFCs deve ser definida nesta semana

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Distanciamento entre funcionários nos guichês também deve aumentar

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul deve definir ainda nessa semana a data e as regras para o retorno das atividades dos Centro de Formação de Condutores (CFCs). A informação foi repassada ao Diário por meio da assessoria de imprensa do órgão.


Além disso, para não haver prejuízos à população, o Conselho Nacional de Trânsito publicou, ainda em março, a Deliberação 185, que interrompeu a aplicação de multa para quem dirige com habilitação vencida. A determinação segue em vigor. A medida vale para CNHs e Permissões para Dirigir vencidas desde 19 de fevereiro. O prazo para conclusão dos processos da primeira habilitação também foram prorrogados, de 12 para 18 meses.

Em Santa Maria, os CFCs já se organizam para uma possível retomada na próxima semana. No CFC Ativa, no centro da cidade, cerca de 1 mil pessoas estão com processos suspensos, entre primeira habilitação e renovação, em aulas práticas e teóricas, de acordo com o diretor geral da empresa, Edson Viana. No local, a direção começou a organizar as salas para que funcionem com metade da capacidade normal, e os instrutores receberam orientações de higienização do veículo e relacionamento com os alunos durante as atividades práticas. A possibilidade de que as aulas teóricas sejam realizadas de forma virtual não está descartada.

- As nossas redes sociais estão ativas, com orientações para os alunos. Assim que as aulas voltarem, eles receberão todas as informações sobre o reagendamento das aulas - explica o diretor.

Nas áreas de convivência, para descanso e interação dos alunos, o número de cadeiras e sofás foi reduzido, para evitar aglomerações. O distanciamento entre os funcionários nos guichês também aumentará.

Plataforma monitora ocupação dos leitos dos hospitais gaúchos em tempo real

IMPACTO
Os CFCs estão fechados desde 23 de março. Viana diz que ficar mais de 30 dias sem receber novos alunos trouxe prejuízos. Na empresa, sete funcionários foram demitidos.

- Os CFCs estão descapitalizados. Os recursos que tínhamos, oriundos de pessoas que pagaram a CNH com antecedência, por exemplo, já foram utilizados. Quando voltarmos a funcionar, creio que a procura não será a mesma de antes da pandemia, porque as pessoas também estão sem dinheiro. Penso que a situação irá se normalizar apenas a partir do fim do ano - pondera.

Estado vai usar dados de telefonia para monitorar aglomerações

CRVAs
As atividades dos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) sofreram alterações para evitar que os proprietários de carros permaneçam dentro do prédio durante longos períodos. O primeiro contato ocorre de forma presencial, mas os serviços oferecidos são agendados para depois.

Conforme o coordenador do CRVA-Centro, Sidnei Silveira Tonatto, a maioria dos atendimentos é marcado para o mesmo dia, com exceção da vistoria de veículos, que são agendadas quase sempre para o dia seguinte. Ele conta que a maior demanda de atendimento é de cidadãos que reclamam por não ter recebido os documentos que são enviados pelos correios.

- O documento de licenciamento do veículo, o CRLV, não é mais entregue por carta registrada, como era feito até o ano passado, mas por carta simples, que não precisam ser assinadas. O entregador só coloca na caixinha. Então, é difícil ter um controle se o motorista realmente recebeu ou não - diz Tonatto.

Quem não receber o documento pelos Correios pode imprimi-lo em casa, pelo site do Denatran ou pelo portal da CNH Digital. No CRVA, o documento é impresso ao custo de R$ 8.

Tonatto diz que, a partir de junho, o CRLV não será mais enviado de forma impressa pelos Correios.

Informações obtidas pela reportagem dão conta de que os Correios tiveram um grande acumulo de cartas durante a pandemia devido à quantidade de profissionais que foram para casa, em licença, por serem do grupo de risco ou de terem parentes mais vulneráveis à Covid-19. Aos poucos, as entregas devem começar a ser postas em dia.

Por enquanto, Tonatto afirma que não previsão para que o atendimento nos CRVAs sejam normalizados.

DEPÓSITOS
Os depósitos (CRDs) atendem com agendamento prévio pelo telefone para retirada de veículos. O DetranRS disponibiliza atendimento ao público pelo telefone 0800 905 5555. Mais informações podem ser obtidos pelo site detran.rs.gov.br/servicos-digitais.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Agência do FGTAS/Sine só deve abrir na próxima semana em Santa Maria

Voluntárias confeccionam máscaras em troca de doação de alimentos Próximo

Voluntárias confeccionam máscaras em troca de doação de alimentos

Geral