meio ambiente

VÍDEO: corte de árvores na UFSM já estava programado, e novas mudas são plantadas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O verde das árvores chamou a atenção de quem passou pela Avenida Roraima nesta quarta-feira. Os olhares não eram deslumbrados e para o alto, mas para os troncos e folhas caídas ao longo da calçada e ciclovia da avenida. Os cortes, contudo, já estavam planejados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e acontecem desde janeiro conforme um cronograma da Pro-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra).


Após casos de Covid-19, escola suspende plantão de atendimento em Santiago

No começo do ano, outros cortes também repercutiram. O pró-reitor de Infraestrutura, José Mario Doleys Soares, justificou, na época, que um estudo foi feito para determinar quais árvores ameaçavam pedestres por ter a estrutura comprometida. A justificativa é a mesma atualmente, já que os cortes seguem os mesmos critérios para evitar possíveis riscos.

- O corte de árvores segue normal, dentro do cronograma. Sempre plantamos mudas, já foram mais de 100. As árvores perigosas, tanto para pessoas quanto patrimônio ou funcionamento dos prédios são as que cortamos - explica Soares.

Santa Maria ultrapassa os 7 mil casos de coronavírus

Em janeiro, a previsão era de que fossem plantadas 40 mil novas árvores. Isso não foi possível, segundo o pró-reitor, porque o convênio que viabilizaria a plantação das mudas foi suspenso durante a pandemia.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Ainda de acordo com Soares, os cortes seguem autorizados por órgãos ambientais. Ele não apontou com precisão, mas acredita que são plantadas 20 mudas para cada árvore cortada.

VÍDEO: campanha de alunos da UFN arrecada computadores

A assessoria do gabinete do reitor informou também que também são retiradas árvores de espécies invasoras, que não são comuns na região. No lugar delas, são plantadas espécies nativas. Esse trabalho também é feito desde janeiro. as espécies exóticas são eucaliptos e pinus que ficam ao longo da Avenida Roraima. As novas mudas são plantadas na avenida e na área interna da UFSM também.

No entorno da Casa do Estudante, foram cortadas árvores que atrapalhavam os fios da rede elétrica e causavam infiltração. Novas mudas devem ser plantadas no local. A previsão é que sejam árvores nativas de médio porte, por ser mais fácil de manejá-las. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rua do Centro fica parcialmente bloqueada para pintura da sinalização nesta quarta

Próximo

Jaguari ganha estação para monitorar condições climáticas em tempo real

Geral