Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)
A terça-feira (25) deve ser de tempo estável em Santa Maria e região, com previsão de calor e baixa umidade. A presença de uma massa de ar seco garante tempo firme ao longo desta terça feira (25), marcada por grande amplitude térmica. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da Baroclima Meteorologia, o dia inicia com mínima entre 18°C e 19°C, mas rapidamente esquenta. Já no final da manhã, os termômetros podem marcar cerca de 27°C. À tarde, as máximas devem alcançar entre 30°C e 31°C, com umidade relativa do ar entre 30% e 40%.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A terça se mantém estável do início ao fim, com céu claro e predomínio de sol. A condição reforça o chamado “efeito cebola”, quando é preciso vestir camadas pela manhã e retirá-las ao longo do dia devido à elevação da temperatura.
Os próximos dias seguem sob domínio de uma massa de ar seco que ganha força sobre o Estado. O cenário deve resultar em uma sequência de dias ensolarados e cada vez mais quentes. Quarta feira (26) será de sol entre poucas nuvens, e quinta mantém o mesmo padrão. Na sexta (28), as máximas sobem para 36°C. Já o sábado (29) pode registrar o dia mais quente da primavera até agora, com previsão de 37°C em Santa Maria, conforme Verardo. O ar quente será impulsionado por ventos do norte, que intensificam o aquecimento em todo o Rio Grande do Sul. A tendência é de muito calor entre sexta e sábado.
Mudança brusca no tempo
Após a forte onda de calor, a atmosfera deve mudar de forma expressiva. Entre o sábado à noite e, principalmente, no domingo (30), o avanço de uma frente fria traz risco elevado de temporais. O encontro do ar frio com a massa muito quente cria condições para vendavais, queda de granizo e grande quantidade de descargas elétricas.
“Então, atenção, porque já no domingo de madrugada tem risco de temporal”, alerta Verardo.
A virada no tempo marca o fim do calor extremo e deve reorganizar o padrão atmosférico para o início da próxima semana.
Leia mais