Foto: Delci Augusto Becker
Quarta-feira amanheceu sol buscando aparecer entre nuvens carregadas

A quarta-feira (3) começou com instabilidade em Santa Maria e em diversas cidades da região. A madrugada foi marcada por chuva, descargas elétricas e rajadas de vento que chegaram a 67 km/h, segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Tivemos pancadas, descargas elétricas e vento forte. Esta quarta será um dia de tempo muito instável, com possibilidade de novas pancadas de chuva – afirmou.
De acordo com Verardo, os maiores volumes nesta quarta devem se concentrar na região da Campanha, em municípios como Quaraí, Livramento, Bagé e Dom Pedrito. Em Santa Maria, o dia deve ser marcado por períodos de sol entre nuvens, abafamento e chuva isolada. As máximas podem chegar a 28°C ou 29°C.
A instabilidade se intensifica entre a noite desta quarta e a quinta-feira (4). A previsão é de chuva forte e acumulados que podem superar 80 milímetros, com risco de alagamentos em algumas áreas. Além da chuva, a queda de temperatura será acentuada: a máxima não deve passar de 17°C, e a mínima pode ser de 11°C.
– Quarta e quinta-feira exigem atenção, porque os rios da região já estão com níveis elevados e pode haver repique de cheias – alertou o meteorologista.
Para sexta-feira (5) e sábado (6), a previsão é de frio mais intenso, com mínimas entre 4°C e 5°C, devido à entrada de uma massa de ar polar. O final de semana deve ter sol, mas o domingo (7) pode apresentar maior nebulosidade.
Na segunda-feira (8), um novo sistema de instabilidade deve avançar pelo Estado, trazendo chuva expressiva e risco de temporais.
Alerta da BaroClima para risco hidrológico (de 1 a 10 de setembro)
Chuvas intensas devem atingir o oeste, noroeste e centro do Rio Grande do Sul nos próximos dias, com volumes que podem chegar a 250 milímetros em cidades como Santa Maria, São Gabriel, Rosário do Sul e Uruguaiana. A situação preocupa, especialmente na região central, porque os rios seguem com níveis elevados após o último evento de 200 mm. Há risco de inundações em rios como Vacacaí, Vacacaí-Mirim, Jaguari, Ibirapuitã e Santa Maria, além de possíveis danos em pontes e estradas.
Confira as mínimas e máximas para os próximos dias
- Quarta-feira (3): mínima de 21°C - máxima de 29°C
- Quinta-feira (4): mínima de 11°C - máxima de 17°C
- Sexta-feira (5): mínima de 5°C - máxima de 14°C
- Sábado (6): mínima de 4°C - máxima de 15°C
- Domingo (7): mínima de 8°C - máxima de 17°C
- Segunda-feira (8): mínima de 13°C - máxima de 17°C
- Terça-feira (9): mínima de 12°C - máxima de 17°C