comércio

Shoppings ainda registram movimento baixo em Santa Maria

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Mesmo com os corredores vazios, lojistas seguem abrindo suas portas nos shoppings da cidade. A expectativa é de que as vendas melhorem gradualmente nas próximas semanas, em especial, para o Dia das Mães.

A reportagem observou o movimento de três shoppings na tarde de segunda-feira. O que o Royal Plaza Shopping, Santa Maria Shopping e Monet Plaza Shopping têm em comum é que todos estão lutando contra os reflexos da pandemia. Com a maioria das lojas e restaurantes abertos, o baixo movimento pode desanimar e causar preocupação.

Santa Maria tem 28 casos confirmados de coronavírus

As vendedoras da loja Alternativa Econômica do Royal Plaza, Jéssica Rodrigues e Cassiandra Machado, dizem que estão impressionadas com a queda no fluxo de clientes e, consequentemente, de vendas.

- Eu me preocupo porque a nossa loja sempre teve muito fluxo. E tem ainda o fato de que o cliente não pode experimentar a roupa pra comprar. Isso dificulta na hora da venda. Tá difícil, mas ao menos, não ficamos nenhum dia sem vender. - conta Jéssica.

VÍDEO: depois de 32 dias, paciente deixa o hospital com homenagens da equipe

Na praça de alimentação, tem restaurante que já encerrou as atividades e dois que estão em férias coletivas. Os que estão funcionando, como o Royal Grill, contabilizam os efeitos. Segundo a gerente Gabriela Meier:

- Estamos vendendo menos da metade do número de almoços que costumávamos vender. A economia tá sofrendo um impacto com essa doença, mas elas estão certas em se cuidar e permanecer em casa o máximo possível. O que a gente pode fazer é continuar trabalhando e esperar isso tudo passar.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

ESPERANÇA
A operadora de caixa do Restaurante Sabor di Maria, Simone Moreira, diz que o estabelecimento está atendendo apenas um terço do que atendia fora deste período de isolamento.

- A nossa expectativa é que a partir do Dia das Mães, as pessoas se sintam mais seguras pra sair de casa - deseja Simone.

Opinião que é comum também a lojas do mesmo shopping. A gerente da Casa Cook, Lenice Dias também tem esperanças, e diz:

- Acredito que a partir do Dia das Mães as vendas melhorem para todos os setores.

VÍDEO: após liberação, restaurantes reabrem as portas com cuidado redobrado

Lojas do Monet também acreditam no aquecimento gradual das vendas, principalmente com uma data familiar se aproximando.

A proprietária da cafeteria Charles Chaplin, Ciomara Brum, acredita que as vendas estão baixas porque as pessoas se anteciparam em comprar alimentos para passar um bom tempo em isolamento.

- Por isso, elas não comem fora. Elas não se sentem seguras ainda pra sair de casa. Mas estamos muito bem organizados e com sistema rigoroso de higiene.

A proprietária da Loja Bali Hana, Tânia Antoniolli, também ressalta os processos de higienização e cuidados.

- Quem puder, fique em casa, mas quem quiser sair, saibam que temos todo cuidado com a higiene frequente e oferecemos um ambiente seguro a nossas clientes - comenta Tânia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Hospital Regional começa atendimento em novos leitos com movimentação tranquila

Próximo

VÍDEO: em cafeteria da cidade, parte das vendas é doada ao Husm

Geral