Foto: Jaqueline Silveira
Baixa visibilidade requer atenção principalmente dos motoristas

A segunda-feira (7) amanheceu, assim como nos últimos dias, com forte nevoeiro em Santa Maria. O fenômeno, que ocorre devido ao resfriamento noturno, à alta umidade e à calmaria dos ventos no período da noite, deve persistir ainda nas manhãs de terça (8) e quarta-feira (9), segundo o meteorologista Gustavo Verardo.
A condição de baixa visibilidade requer atenção principalmente dos motoristas. Entretanto, o sol começa a aparecer a partir do final da manhã desta segunda-feira, com o tempo firme e seco e máxima de 18ºC no período da tarde.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sem chuva
O destaque para a semana é a estabilidade. Conforme a BaroClima Meteorologia, o tempo firme e seco, com sol presente ao longo do dia, deve predominar durante a semana em Santa Maria e na região central do Estado. Com isso, julho deve ter precipitações abaixo da média histórica.
– Nós temos a atuação de um bloqueio atmosférico, que é uma configuração de sistemas de alta e baixa pressão, o que impede o avanço de frentes frias. Pelo menos até o dia 18 não teremos chuva – explica Verardo.
Temperaturas
O frio pela manhã deve permanecer nesta semana, embora em menor intensidade. No decorrer do dia, entre o final da manhã e o início da tarde, as temperaturas entram em gradual elevação. As máximas até o próximo fim de semana variam pouco, entre 18ºC e 21ºC.
O mesmo ocorre com as mínimas, que devem ficar entre 7ºC e 10ºC. Com isso, as mínimas e máximas devem acompanhar a média histórica dos próximos dias. Isso porque, segundo Verardo, não há indicativo de injeção de massas de ar polar intensas no Estado neste período.
Confira as mínimas e máximas para os próximos cinco dias:
- Terça: mínima de 8°C - máxima de 18°C
- Quarta: mínima de 8°C - máxima de 19°C
- Quinta: mínima de 9°C - máxima de 19°C
- Sexta: mínima de 9°C - máxima de 20°C
- Sábado: mínima de 9ºC - máxima de 20ºC