Sala especial de atendimento a mulheres vítimas de violência é inaugurada em Agudo

Redação do Diário

Sala especial de atendimento a mulheres vítimas de violência é inaugurada em Agudo
A “Sala das Margaridas” está inserida na Delegacia de Polícia Civil, como um local reservado e acolhedor para as vítimas. Fotos: Divulgação

As mulheres agudenses agora contam com um espaço diferenciado para atendimentos na Delegacia de Polícia de Agudo. Inaugurada na quinta-feira (4), a “Sala das Margaridas” é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, destinado ao atendimento e acolhimento das vítimas e filhos.

Além de ser separada do plantão onde habitualmente são registradas as ocorrências, em um ambiente reservado, a sala é mais acolhedora, desde os móveis e a decoração utilizadas até a preparação dos agentes, que são capacitados para atender as vítimas de violência e realizar os encaminhamentos necessários.  – É um diferencial dentro de uma Delegacia de Polícia ter este espaço – disse a delegada Débora Dias, que responde pela DP de Agudo, e ainda agradeceu o apoio do Poder Público Municipal e demais parceiros que incentivaram a iniciativa.

Leia também:

Índices de violência sexual dos primeiros meses de 2022 no Estado e em Santa Maria preocupamCentro de Referência à Mulher Vítima de Violência será inaugurado até o fim do ano em Santa MariaEm três dias, oito registros de estupro a meninas entre 2 e 17 anos em Santa Maria

A reforma da sala para a adaptação ao acolhimento e atendimento das vítimas dentro da delegacia, contou com apoio da prefeitura de Agudo, empresas parceiras e da Delegacia de Polícia. O espaço também conta com diferentes tipos de brinquedos, para que os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica  possam permanecer entretidas e amenizar eventuais traumas causados pelo momento.

– Mais um projeto que demonstra o compromisso que temos com a Segurança Pública e os direitos das mulheres. Temos agora um espaço reservado e acolhedor na Delegacia de Polícia, com a ideia de dar mais comodidade e segurança às mulheres que registrarem boletins de ocorrências e demais ações voltadas à Lei Maria da Penha – finalizou o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel.

O prefeito Luís Henrique Kittel e o o Delegado da 3ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, Sandro Meinerz.

A inauguração contou com a presença do Delegado da 3ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, Sandro Meinerz. Ele comemorou a interiorização do projeto, tendo em vista que Agudo é a primeira cidade fora de Santa Maria – sede da Delegacia Regional, a oferecer o espaço e a 52ª cidade do Estado a adotar a iniciativa.

– A Delegacia de Agudo é pioneira na região – complementa Meinerz.

*Com informações da prefeitura de Agudo

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Solenidade marca os 114 anos da 3ª Divisão de Exército em Santa Maria Anterior

Solenidade marca os 114 anos da 3ª Divisão de Exército em Santa Maria

Fechado há dois anos, Bombril passa a abrigar objetos retirados do Clube Caixeiral Próximo

Fechado há dois anos, Bombril passa a abrigar objetos retirados do Clube Caixeiral

Geral