Marcelo Oliveira
O distrito de São Valentim fica próximo à BR-158, rodovia utilizada neste trecho para chegar aos municípios de Rosário do Sul e São Gabriel. Conforme elencado por alguns moradores, as demandas frequentes na região são as estradas, a iluminação pública, e uma situação que, até agora, não havia sido relatada à reportagem por moradores de outros distritos: o abigeato.
No que se refere às estradas, a professora Ini Ruty Toniolo, 60 anos, explica que a via Valentim Luiz Toniolo só está em boas condições por conta de uma areeira instalada no distrito, que se encarrega de fazer a manutenção. Outras duas rotas, a Juca Monteiro e a estrada do Rincão dos Brasil estão piores, com muitos buracos, que tornam a viagem menos difícil somente para os veículos com tração nas quatro rodas.
– As estradas estão terríveis. Pouquíssimas vezes foram patroladas nestes seis anos de governo. Quanto à iluminação, estamos completamente às escuras – diz Ini.
Ela ainda comenta que não há mais linhas de ônibus que passam no local, entretanto, a moradora entende que muitas das pessoas que moram no distrito possuem o próprio meio de transporte. O militar aposentado Marco Souza, 53, aponta alterações na área da saúde. Há cerca de um mês, a unidade móvel de saúde, que funciona uma vez por semana na sede da subprefeitura, deixou de ter farmácia, assim, principalmente a população idosa, deixou de ter acesso aos medicamentos controlados.
– Com a mudança, as pessoas de mais idade precisam ir até a cidade para conseguir os medicamentos, o que dificultou bastante – conta Marcos.Agora, os idosos vão até o Pronto-Atendimento Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, em busca de medicamentos.
À frente da Secretaria de Infraestrutura, o secretário Wagner da Rosa diz que, em razão do período chuvoso, nos próximos meses, os esforços serão voltados para a manutenção das estradas do Interior:
– A gente sabe que as estradas não são com 100% de condições de trafegabilidade, principalmente por causa das chuvas. Estamos fazendo vistorias nas estradas para ter uma ideia de quando vamos conseguir começar as manutenções.
Informações gerais
Área – 133,38 km²População – 494 hab. (2000)Festas e atrativos – Carreteada da Canção e Poesia Nativa, Festa do Carreteiro e Acampamento dos carreteirosSubprefeito – Aloísio Machado
Leia a reportagem completa aqui