minas gerais

Rompimento da barragem em Brumadinho devastou 133 hectares de Mata Atlântica

Agência Brasil

Foto: Pedro Ladeira (Folhapress)

O rompimento da barragem em Brumadinho (MG) devastou 133,27 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica e 70,65 hectares de áreas de proteção permanente ao longo de cursos d'água. Os dados são preliminares e foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Dois engenheiros suspeitos de fraudes em Brumadinho são presos

De acordo com o órgão, o cálculo foi feito pelo seu Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima) a partir de imagens de satélite. O cenário de dois dias após o rompimento foi comparado com os de 3 e 7 dias antes da ocorrência. 

A tragédia de Brumadinho aconteceu na última sexta-feira a partir do rompimento de uma barragem da Vale, na Mina Feijão. A análise foi realizada no trecho que vai da barragem até o encontro do rejeito com o Rio Paraopeba. A destruição total é de pelo menos 269,84 hectares. 

Nas margens do Rio Paraopeba, ainda não houve análise em razão de nuvens nas imagens de satélite.

"Nos próximos dias o Ibama concluirá laudo técnico com a avaliação preliminar sobre os impactos ambientais causados pelo rompimento da barragem", diz o órgão em nota oficial.

Especialista recomenda vistoria anual na barragem do DNOS

Segundo monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA), a pluma que mistura de rejeito e água percorreu 98 km ao longo do Rio Paraopeba e está agora no município de São José da Varginha (MG).

"Os dados observados nos pontos monitorados mostram uma diminuição da turbidez ao longo do rio, no trecho entre Brumadinho e Mário Campos, indicando que está ocorrendo uma deposição dos sedimentos", informaram os órgãos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobe para 99 número de mortos em Brumadinho Anterior

Sobe para 99 número de mortos em Brumadinho

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 25 milhões no sábado Próximo

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 25 milhões no sábado

Geral