Foto: Vinicius Becker (Diário)
Desativado temporariamente por falta de segurança, o Bate-Papo Astronômico, projeto social que promove o contato de crianças e jovens com astronomia, astronáutica e meteorologia, irá retomar as atividades após uma reunião técnica com representantes da prefeitura de Santa Maria, realizada na tarde de quarta-feira (20). O encontro, mediado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom (PSDB), e com participação do secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas (Republicanos), trouxe garantias importantes para a continuidade do projeto, como a ampliação do sistema de câmeras que cobre toda a área externa do Tecnoparque, com monitoramento em tempo integral pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e a presença da Guarda Municipal em eventos noturnos, tanto no acompanhamento do público quanto em manutenções dos equipamentos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o diretor executivo do Bate-Papo Astronômico, Fabrício Colvero, em entrevista ao Bom Dia Cidade, da Rádio CDN 93.5FM, nesta quinta (21), a decisão de dar continuidade ao projeto foi tomada após avaliação interna da equipe.
— Fizemos uma breve reunião ontem à noite (quarta) e optamos por dar esse voto de confiança. Decidimos retomar as atividades, exceto em alguma questão de algum parceiro que considere inviável, mas acredito que não isso vai acontecer. A ideia é voltar o mais rápido possível e, caso as ações oferecidas pela prefeitura não ocorram, vamos voltar com a campanha e trazer a público novamente. Mas creio que está tudo alinhado, porque foi uma conversa muito boa entre todos os participantes — explicou.
O diretor também comentou sobre a programação de eventos futuros, lembrando que ainda não há definição, mas a expectativa é de retomar atividades já no final de setembro ou outubro. Entre os possíveis eventos, destaca-se a Noite Internacional de Observação da Lua, tradicional ação do projeto, que havia sido cancelada neste ano, e agora, deve ser realizado normalmente.
Colvero reforçou a importância do projeto para a educação científica em Santa Maria e região.
— A nossa perspectiva é promover divulgação científica, eventos e atividades com nosso público na cidade. Queremos garantir que o Bate-Papo Astronômico continue cumprindo seu papel educativo e social — concluiu.