Preso policial de Santa Catarina que enviaria drogas a Santa Maria

Maurício Barbosa

Preso policial de Santa Catarina que enviaria drogas a Santa Maria

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), uma operação contra o tráfico de drogas em Santa Maria. Foram cumpridos sete mandados de prisão e 12 de busca e apreensão. Sete suspeitos foram presos. Entre eles, está um policial civil catarinense. Vários telefones celulares, documentos, dinheiro, porções de drogas e uma pistola foram apreendidos. Além de Santa Maria, mandados foram cumpridos também em Santa Catarina.

Batizada de A Firma, a operação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizados (Draco), que investigava os suspeitos há pelo menos dois meses. Os mandados foram cumpridos nos bairros Noal, Urlândia, Lorenzi, Pinheiro Machado e Nossa Senhora do Rosário. Os presos são todos homens com idades entre 30 e 45 anos.

Dois dos sete presos já estavam recolhidos ao sistema carcerário e foram notificados das novas ordens judiciais. Os outros quatro foram levados à Draco onde prestaram depoimento. Depois eles foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) onde foram feitas as ocorrências das prisões. Os presos foram levados à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).

Uma equipe da Draco foi até Santa Catarina para fazer a prisão do policial e contou com apoio da Polícia Civil catarinense. O agente é suspeito de fornecer drogas e receber dinheiro arrecadado com a venda do tráfico em Santa Maria. Além da prisão, mandados de busca e apreensão foram cumpridos também na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina, em Florianópolis, e na casa do policial civil em São José.

As diligências em Florianópolis foram coordenadas pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior. A Corregedoria da Polícia Civil catarinense foi acionada e tomará as medidas cabíveis.

Cocaína por correspondência

A investigação teve início a partir de denúncia do cometimento de tráfico de drogas em Santa Maria. Em razão disso, foi emitido um mandado de busca e apreensão que resultou, na época, na prisão em flagrante de um homem que facilitaria as entregas de drogas. Foram obtidas imagens de “peças” de cocaína dentro de embalagens de correspondências.

Com o aprofundamento das investigações, foi constatada a associação de mais três pessoas. Uma delas foi presa em flagrante, na época. Na casa de outro suspeito, foram encontradas armas. Depois, a polícia chegou ao nome do policial e passou a investigá-lo. A ação foi coordenada pelo delegado André Sesti Diefenbach, titular da Draco de Santa Maria, com apoio de outras delegacias da cidade.

Fotos: Maurício Barbosa (Bei)

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unidade do Giraffas vai abrir no Shopping Praça Nova Anterior

Unidade do Giraffas vai abrir no Shopping Praça Nova

No 2º dia do “Espaço Educar Empreender” alunos mostram os seus trabalhos Próximo

No 2º dia do “Espaço Educar Empreender” alunos mostram os seus trabalhos

Geral