Prefeitura de Cruz Alta lança atendimento digital na Secretaria de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana; saiba mais

Profissionais da construção civil e moradores que precisam dos serviços da Secretaria de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana de Cruz Alta, terão mais facilidade para dar andamento aos seus pedidos. A partir desta quarta-feira (4), a emissão de alvarás de construção, habite-se e outros serviços da pasta, serão tramitados de forma 100% online por uma plataforma digital.


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Seis tipos de serviços podem ser solicitados de maneira digital, dispensando a necessidade de deslocamento à prefeitura, espera em filas ou impressões em papel.


Com o objetivo de agilizar os serviços, a prefeitura implantou uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual pelo digital e online.


Para a secretária de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana, Bárbara Vieira Nogueira, a tramitação dos processos pela plataforma será mais transparente e prática, reduzindo também os custos para o profissional.


Ela ressalta que, com a tecnologia, os projetos serão iniciados e concluídos mais rapidamente. Essa previsibilidade dos prazos deve atrair novos empreendimentos e impulsionar o crescimento econômico local.


– Os processos mais ágeis e descomplicados para obter licenças e alvarás podem aumentar no número de construções, reformas e ampliações, além de gerar mais receita ao Município e impactar no desenvolvimento de todos os setores – explica.


O idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer esse avanço para a população, que já está adaptada aos serviços digitais e possui uma rotina online.


Além disso, a extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, possibilitando o acompanhamento em tempo real de cada atividade.


– A plataforma agiliza o atendimento porque coloca no automático etapas que podem ser facilmente realizadas pelo sistema, reduzindo o risco de falhas, o que garante transparência ao requerente em toda a tramitação do processo – conclui.


Como utilizar o sistema digital em Cruz Alta

Nesta quarta, os cidadãos e profissionais da cidade podem participar do lançamento da plataforma que acontecerá online e ao vivo pelo Youtube.


Durante a transmissão, os participantes irão aprender a fazer a emissão digital dos processos da Secretaria. Nesta primeira etapa da modernização, seis serviços digitais estão disponíveis:

  • Alvará de Construção
  • Aprovação Prévia
  • Habite-se/ Certidão de Construção
  • Licença de Construção
  • Numeração
  • Outras solicitações


O treinamento será a partir das 16h. Para utilizar o sistema basta acessar  o sistema e fazer o cadastro gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Cruz Alta é o sexto município do Rio Grande do Sul a utilizar a suíte de soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes.

*Com informações da prefeitura de Cruz Alta.

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