Policiais Penais decidem fazer paralisação e vigília por reivindicações

Redação do Diário

Policiais Penais decidem fazer paralisação e vigília por reivindicações
Foto: Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Divulgação)

Os policiais penais decidiram montar uma vigília em frente ao Palácio Piratini e Assembleia Legislativa e, de forma concomitante, promover paralisações nas 153 casas prisionais do estado em dias e horários a serem definidos. As deliberações foram tomadas nesta terça-feira (28), durante assembleia da categoria que reuniu mais de 500 servidores penitenciários, em Porto Alegre.

Após a assembleia, centenas de policiais penais marcharam e protestaram no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), onde a direção do SINDPPEN/RS foi recebida pela Secretária Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans. Após, os servidores penitenciários marcharam até a sede do Executivo Estadual, na Praça da Matriz, e tomaram as galerias da Assembleia Legislativa, cobrando ação dos deputados estaduais em prol dos policiais penais. Em seguida, o Sindicato foi recebido pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes (PP).

A categoria cobra do Governo do Estado chamamento de aprovados em concurso público e aumento de vaga nas classes, que está inviabilizando as promoções (avanço na carreira dos servidores penitenciários), bem como recomposição das perdas inflacionárias, equiparação salarial com Polícia Civil e regulamentação da Polícia Penal.

– Os servidores penitenciários estão insatisfeitos com a falta de diálogo do Governo Eduardo Leite. Sequer somos recebidos pelo Governador. Queremos que o Governo Leite atenda nossas reivindicações. Deliberamos uma série de ações e mobilizações que vão repercutir por todo o interior do Estado”, destacou o presidente do Sindicato da Polícia Penal (SINDPPEN/RS) – antiga Amapergs Sindicato – Saulo Felipe Basso dos Santos.

Ainda durante a assembleia, os policiais penais decidiram que ingressão com mandado de injunção no Tribunal de Justiça do RS como forma de forçar o Governo do Estado a protocolar no Parlamento Projeto de Lei que aumenta o número de vaga nas classes, possibilitando as promoções de mais servidores penitenciários. A ação deve ser protocolada logo após o feriado da Páscoa.

Reunião com para tratar do assunto

Durante reunião com a titular da pasta do Planejamento, Governança e Gestão, a diretoria do SINDPPEN/RS reiterou as demandas da categoria, principalmente no que se refere a chamamento de aprovados em concurso público e ampliação de vaga nas classes.

Na audiência, a secretária mostrou-se ciente do problema apresentados pelos policiais penais, porém afirmou que o limite prudencial é, atualmente, uma barreira. De todo modo, colocou-se à disposição para iniciar tratativas para tentar atender no menor espaço de tempo possível as demandas da categoria.

*Texto: Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Evento em shopping de Santa Maria recebe shows e cervejarias de diferentes regiões do Estado Anterior

Evento em shopping de Santa Maria recebe shows e cervejarias de diferentes regiões do Estado

Shopping promove programação especial de Páscoa entre os dias 1º a 9 de abril Próximo

Shopping promove programação especial de Páscoa entre os dias 1º a 9 de abril

Geral