Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito novo papa nesta quinta-feira (8) e fez sua primeira saudação. Com discurso de paz, o novo pontífice, que será conhecido como Leão 14, foi anunciado na varanda central da Basílica de São Pedro:
– A paz esteja com vocês. Gostaria que essa mensagem de paz entrasse no coração de vocês. A paz esteja convosco.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Robert relembrou o papa Francisco, que morreu em 21 de abril deste ano. Um dia antes de sua partida, Francisco fez sua última aparição em público.
– Essa é a paz de Cristo Ressuscitado. Uma paz desarmadora, humilde e perseverante, que provém de Deus, Ele que ama a todos incondicionalmente. Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz frágil, mas sempre corajosa do papa Francisco, que abençoava Roma, com sua benção ao mundo inteiro naquele dia de Páscoa.
Leão XVI apontou a necessidade de construir diálogo e buscar a paz. Além disso, falou sobre a Igreja ser um espaço para construir pontes:
– Deus nos quer bem. Deus ama a todos. O mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus. Seguimos adiante, somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da luz de Cristo. O mundo precisa de pontes para alcançar a Deus. Unimos uns aos outros para construir pontes, com diálogo, com encontro, e nos unirmos para sermos um só povo, sempre, em paz.
O papa reforçou a necessidade de caminhar como Francisco caminhava, por uma Igreja que olhe para aqueles que sofrem
– Obrigado, papa Francisco. Agradeço a todos os cardeais que me escolheram. Buscaremos sempre a paz. Sou um filho de Santo Agostinho. Iremos buscar juntos para sermos uma Igreja missionária, que constrói ponte, sempre aberta ao diálogo, a todos que precisam. A todos vocês, queremos ser uma Igreja que avança e que busca sempre a paz e a caridade. Principalmente daqueles que sofrem.
O novo pontífice encerrou seu discurso com a oração de Ave Maria.
Despedida do papa Francisco
Jorge Mário Bergoglio, o papa Francisco, morreu em 21 de abril, na Casa de Santa Marta, no Vaticano. Ele foi o primeiro papa latino-americano. A missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali, os nove dias de luto e orações, foi realizada no sábado (26). Após a celebração, o caixão foi levado para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ele foi sepultado.