Novo papa

Norte-americano, com cidadania peruana desde 2015, missionário e alinhado a ideias de Francisco: conheça o papa Leão 14

​Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja Católica. Apesar da origem nos Estados Unidos, Prevost construiu grande parte de sua trajetória na América Latina, especialmente no Peru, onde viveu como missionário por mais de 20 anos. A relação próxima com o país latino-americano rendeu ao papa a cidadania peruana desde 2015.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O novo papa passou a infância e a adolescência com a família e estudou primeiro no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou em Matemática e estudou Filosofia. No mesmo ano, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em St. Louis, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Chicago. Também estudou na Catholic Theological Union em Chicago, graduando-se em Teologia.

Aos 27 anos, foi enviado a Roma para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino. Foi ordenado padre em 1982 e, dois anos depois, iniciou sua atuação missionária no Peru — primeiro em Piura, depois em Trujillo, onde permaneceu por dez anos. Em 2014, retornou para o país peruano e viveu lá, como missionário, até 2023.

Ao ser eleito, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.


Relação com Francisco 

O novo Papa é alinhado com as ideias de seu antecessor, Francisco. Além disso, analistas apontam que Prevost representa uma vertente progressista da Igreja americana, mais alinhada com os movimentos carismáticos e sensível a questões como imigração e justiça social.

Sua formação na ordem dos agostinianos também é vista como um ponto positivo, trazendo uma dimensão contemplativa e missionária ao seu pontificado. 


O anúncio

O pontífice foi anunciado na varanda central da Basílica de São Pedro pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, que proferiu as palavras “habemus papam” aos fiéis. O novo papa da Igreja Católica foi eleito nesta quinta-feira (8), no segundo dia de conclave. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina para indicar que os cardeais chegaram a um consenso no conclave para escolher o sucessor de Francisco.

Após ter seu nome revelado, o novo papa fez sua primeira aparição pública. Ele, então, disse algumas palavras e deu a benção tradicional “Urbi et Orbi” —“para a cidade e o mundo”. A partir de então, o novo pontificado começou. 

Novo Papa se emocionou ao ser apresentado aos fiéis


Assista a primeira aparição do Papa:


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um mês após acidente com ônibus da UFSM, sobrevivente recebe alta de hospital em Lajeado; uma pessoa segue internada em Santa Maria Anterior

Um mês após acidente com ônibus da UFSM, sobrevivente recebe alta de hospital em Lajeado; uma pessoa segue internada em Santa Maria

Aulas da rede municipal de ensino de Vila Nova do Sul estão suspensas nesta quinta e sexta por causa da chuva Próximo

Aulas da rede municipal de ensino de Vila Nova do Sul estão suspensas nesta quinta e sexta por causa da chuva

Geral