Tradicionalismo

Nem o calorão parou os 1,2 mil competidores no 24º Rodeio do Conesul

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Domingo foi o último dia de rodeio na Estância do Minuano

Não tem ano que Agapito Chaves, 41 anos, não largue de qualquer compromisso na Terra dos Marechais para as bandas do Coração do Rio Grande. No ano passado, junto dos parceiros do CTG Caiboté, também de São Gabriel, saiu campeão do laço em equipe no Rodeio Internacional do Conesul. Acostumado às atividades campeiras sobre o lombo do cavalo, passou o fim de semana na companhia de amigos, da esposa e do filho, que também é competidor no tiro de laço.

- A esperança é sair daqui com o bicampeonato. O Conesul tem essa tradição de ser muito organizado. O gado é bom, a premiação é boa, o local para acampar também. A gente vem de qualquer jeito, abaixo de chuva ou no calorão - assegura Chaves.

Park Tupã está em Santa Maria

A propósito, o calor que chegou aos 35°C por volta das 15h de ontem, não inibiu à adesão ao rodeio que reuniu cerca de 1,2 mil participantes e uma média de 15 mil pessoas, nos dias do evento, que completou sua 24ª edição.

Teve quem competiu, quem veio só assistir, quem aproveitou para comercializar produtos em uma das tendas e quem trabalhou nos bastidores.

Anderson Corrêa Corrêa foi criado na Estância do Minuano. Desde que se mudou para Panambi, há oito anos, adotou como segunda entidade, o CTG Tropeiro Velho, que truxe diversos representantes para o Conesul.

 Neste ano estou na comissão de apoio e aqui assistindo da arquibancada junto dos meus pais. Não tem como ficar longe disso, está no sangue _ conta o orgulhoso opeão que, apesar de não ter laçado emprestou seu animal.

O cavalo de Corrêa, apelidado de Quilombo da Guassupi, deu tanta sorte, que possibilitou que um pequeno peão saísse desta edição do rodeio com o primeiro lugar do Laço Certeiro Piá.

ATRATIVOS
Conforme Manuel Rocha Crossetti, um dos organizadores do rodeio, as novidades deste ano, conquistaram ainda mais o público: 

- A premiação foi mais atrativa e também tivemos, pela primeira vez, a presença dos food trucks. Isso dá mais opções e conforto. Só hoje foram mais de 5 mil pessoas no Minuano.

A premiação total das provas somou R$ 130 mil. As disputas envolveram tiro de laço, gineteadas,com competidores Argentina e do Uruguai e equipes de laçadores de todo o Estado e do Brasil, além dos shows artísticos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cercamento eletrônico possibilitará identificar carros roubados e IPVA vencido Anterior

Cercamento eletrônico possibilitará identificar carros roubados e IPVA vencido

Temperaturas começam a cair na metade da semana em Santa Maria Próximo

Temperaturas começam a cair na metade da semana em Santa Maria

Geral