Cinco criminosos foram presos em uma operação da Delegacia de Polícia de Tupanciretã na manhã desta quinta-feira. Quatro prisões foram feitas em Santa Maria e uma em Passo Fundo. A ação foi uma resposta ao latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou o pecuarista Reneu Morais da Silva, de 63 anos. O crime aconteceu no dia três de abril na localidade de Bocaverá, interior do município.
Nas primeiras horas desta quinta-feira, os agentes da Polícia Civil cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Tupanciretã. Durante as investigações, pelo menos quatro suspeitos de envolvimento no crime foram identificados pela polícia.
Quatro prisões foram cumpridas em Santa Maria, a primeira delas no Bairro Juscelino Kubistchek, onde um suspeito de 26 anos foi preso. A segunda prisão foi no Bairro Tancredo Neves, onde um jovem de 22 anos, com antecedentes por tráfico, associação para o tráfico, porte de arma e organização criminosa foi localizado. O terceiro mandado foi cumprido na localidade de Três Barras, onde um homem de 30 anos foi preso. Ele não tinha antecedentes criminais.
O quarto integrante da quadrilha foi preso é é um jovem de 23 anos, que é apontado pela polícia como o mentor do crime. Ele está preso no Presídio Estadual de Passo Fundo, onde foi informado do novo mandado de prisão. Ele tem antecedentes por tráfico, associação para o tráfico, corrupção de menores, roubos, receptação, associação criminosa e porte de arma.
Durante o cumprimento dos mandados, um homem de 39 anos foi preso em flagrante no Bairro Camobi. Com ele, os policiais apreenderam uma serra roubada da propriedade da vítima. Os presos em Santa Maria foram algemados, levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da Polícia Civil onde foram feitos os registros das ocorrências das prisões e apreensões. Pouco depois, eles foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
Conforme a polícia, as investigações continuam para a identificação de outros envolvidos no crime. A ação foi coordenada pela delegada Jaqueline Pellegrini, titular da DP de Tupanciretã e contou com apoio da delegacias de Júlio de Castilhos e várias DPs de Santa Maria. Denúncias sobre crimes podem ser feitas pelo WhatsApp 55 98423 2339 da delegacia regional.
O crime
Os oito criminosos invadiram e roubaram a propriedade por volta das 6h de segunda-feira (3). O grupo pretendia roubar cabeças de gado da fazenda e aguardava a chegada de caminhões para transportar os animais, o que acabou não ocorrendo.
Conforme a ocorrência, os criminosos teriam chegado até a propriedade armados com revólveres e espingardas e, após render e agredir as vítimas, entre elas funcionários e o proprietário do local, amarraram os mesmos e exigindo que entregassem seus pertences sob ameaça de morte. Ao todo foram roubados uma motosserra, uma makita, um molho de chaves da propriedade, documentos, aparelhos celulares e ainda obrigaram uma das vítimas a realizar um Pix no valor de R$ 200 mil. Após o fato, os suspeitos fugiram levando uma caminhonete Toyota Hilux da propriedade.