Foto: Rian Lacerda
A BaroClima Meteorologia emitiu um alerta para a ocorrência de temporais e chuva forte em diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Central, entre esta segunda-feira (5) e sábado (10). O aviso destaca que o sistema de baixa pressão, aliado a uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, poderá provocar pancadas isoladas de chuva durante o dia devido ao retorno da instabilidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a Baroclima, embora o alerta seja válido até o dia 9 de maio, os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre quarta-feira (7) e sábado (10). Na madrugada de sexta para sábado, a previsão é que os acumulados cheguem a 80 milímetros.

O maior risco inclui as regiões Oeste, Campanha, Sul e Central do Estado. Nessas áreas, são esperados transtornos como alagamentos, enxurradas e inundações de córregos e rios menores. Para a primeira quinzena do mês, são esperados até 200 milímetros no Oeste. Para as outras regiões, a projeção é de 100 a 200 mm, e isoladamente superior. Este é o volume previsto para todo o mês de maio.
Além disso, há possibilidade de queda de granizo e ventos fortes durante os temporais.
As regiões Norte e Nordeste, onde se localizam as nascentes dos principais rios gaúchos, como Antas-Taquari, Caí, Sinos e Jacuí, apresentam baixa probabilidade de tempo severo.
A partir de domingo (11), uma massa de ar frio se aproxima do Estado, pondo fim à chuva. Entretanto, a previsão é de que ela retorne no dia 14 de maio, com acumulados maiores.